Consulto Formato Livre

Boa noite pessoal, seguinte, estou gerando uma consulta que na verdade é um relatório que será impresso pelos meus clientes. Estou utilizando o formato livre para gerar o relatório visto que preciso de um layout mais aprimorado.
A dúvida é a seguinte, tenho vários relacionamentos nesta consulta, por exemplo em um banco eu guardo apenas o id do cliente e na consulta quando preciso mostrar o nome do mesmo eu crio o lookup de campo que me adianta um lado pra não ter que fazer outra consulta ou mesmo ligar as tabelas com inner join, porém essa formula de usar lookup de campo não esta funcionando no formato livre e gostaria muito da ajuda de você em solucionar isso pois o projeto esta na parte de finalização faltando apenas as aplicações de relatório.

Fico no aguardo e agradeço desde já!!

Faça o select com os inner join e mostre apenas a descrição no select, e ligue os campos no formato livre, comigo funciona, se puder mandar o seu select, poderei ver com mais clareza.

Olá wanderlanlima, obrigado pela resposta mas acabei fazendo com sub consultas mesmo, estava construindo o select com inner join mais estava trazendo alguns resultados bem estranhos preciso analisar minha sintaxe, e como estava com muita pressa de mostrar este relatório para o cliente acabei por fazer com subconsultas, me atendeu bem sei que não é o mais recomendado devido a carga no servidor de dados, pelo mesno por enquanto vai servir.

Valew mesmo!!