Consultas assíncronas ao BD

Caros, bom dia.

Será possível no SC utilizando as conexões de banco de dados standard realizar consultas ao banco de dados de forma assíncronas, ou seja, enviar uma consulta ao banco de dados, continuar com a APP normalmente e depois recuperar o DataSet?
Isto para evitar quando consultas são longas de mais ter de aguardar alguns minutos frente a tela a esperar…

Grids tem a opção de consultar sob demanda.
Em Módulos da Página/Consulta: Incremento para o Scroll Infinito

Certo, conheço essa opção…

A minha questão é que tenho um “Store Procedure” no banco de dados que deve ser executado antes da presentação da Grelha, na maioria de clientes corre sem problemas mas tenho um deles que tem milhões de movimentos e o cálculo toma em alguns meses até 5 minutos e requer-se por demanda. Minha intenção é realizar o cálculo Assíncrono e ler por intervalo com uma barra de progresso.

Estratégia de modelagem.
Mineração de Dados.
Data WareHouse.

Esses três termos estão interligados dentro do contexto de análise de dados e inteligência de negócios.

Estratégia de Modelagem

Refere-se ao plano ou abordagem usada para representar dados e processos de forma lógica e eficiente. Pode envolver:

• Modelagem de dados: criação de esquemas, entidades, relacionamentos (ex: modelo entidade-relacionamento).
  • Modelagem preditiva: uso de algoritmos para prever comportamentos futuros (ex: regressão, árvores de decisão).
  • Modelagem de processos: representação de fluxos operacionais para otimização.

Objetivo: garantir que os dados estejam organizados de forma que suportem análises eficazes e decisões estratégicas.

Mineração de Dados (Data Mining)

É o processo de explorar grandes volumes de dados para descobrir padrões, correlações e tendências ocultas. Envolve:

• Pré-processamento: limpeza e transformação dos dados.
  • Algoritmos: como clustering, classificação, regressão, redes neurais.
  • Interpretação: transformar descobertas em insights acionáveis.

Exemplo: identificar que clientes que compram produto A tendem a comprar produto B em seguida.

Data Warehouse

É um repositório centralizado de dados que integra informações de diversas fontes para facilitar análises históricas e estratégicas. Características:

• Dados estruturados e organizados por temas (ex: vendas, clientes).
  • Atualizações periódicas (ETL: Extract, Transform, Load).
  • Suporte a BI (Business Intelligence) e mineração de dados.

Exemplo: uma empresa pode usar um Data Warehouse para analisar o desempenho de vendas por região ao longo dos últimos 5 anos.

Como se conectam?

1. O Data Warehouse armazena os dados de forma organizada.
  2. A estratégia de modelagem define como esses dados são estruturados e como os modelos analíticos serão aplicados.
  3. A mineração de dados explora esses dados para gerar insights, prever comportamentos e apoiar decisões.

Caro obrigado, muito bom…

Como principio teórico na conceção e arquitetura do banco de dados está genial, pero como muitos projetos que damos continuidade e começam como aplicações simples, e depois crescem de mais, agora temos que procurar soluções a vista. Mas indiscutivelmente que os princípios que estas a referer em condições de desenho são ótimos para ter em conta.

Entretanto, acho que com o que temos na atualidade utilizarei o principio de Pré-Processamento de dados no horário mais confortável e deixar disponível para seu uso posterior de forma periódica e rápida…

Obrigado mais uma vez.

1 Curtida