Consultar em campos adicionados em fields

Olá,

Gostaria de uma ajuda, criei uma consulta e adicionei um novo campo que é texto, adicionei esse campo para fazer parte da pesquisa, mas quando pesquiso por este campo o sistema não busca a informação.

Se tem como adicionar esse campo criado na pesquisa deveria funcionar certo?? Isso é um BUG???

.criou esse campo manualmente?

A busca é feita levando em consideração os campos advindos do seu select, portanto será melhor incluir o campo por meio do select principal da aplicação de consulta.

sim criei esse campo manualmente.

Mas se podemos adicionar esse campo na pesquisa, o sistema deveria efetuar o filtro, não deveria??
Senão o sistema nem deveria deixar adicionar o campo criado manualmente na pesquisa.

A consulta não vai adivinhar os campos que você criou manualmente. Adicione where dinamico usando os campos criados, sc_whete(add) na onscriptinit. Para chamar o campo nesse evento use entre chaves.

Obrigado pela atenção, mas não estou conseguindo usar esse recurso, não estou achando nenhum exemplo ou manual que explique e estou confuso.

Sou bem iniciante no sc, poderia explicar com um pouco mais detalhe ou algum exemplo…

Se você quer incluir esse campo para utilizar na pesquisa da consulta, então ele deve ter alguma associação com a tabela principal do SQL da consulta, certo?

Se você colocar esse campo nesse SQL principal ele servirá para Pesquisa, Exibição e Filtro nessa consulta.

Una as tabelas com INNER JOIN ou Select dentro de Select
Ex1.:
SELECT
campo1,
campo_fora_da_tabela
FROM
tabela_campo1 INNER JOIN tabela2_campo_fora_da_tabela ON chave_1 = chave_2

Ex2.:
SELECT
id_ligacao,
campo1,
(SELECT campo2 FROM tabela2 WHERE tabela.id_ligacao=tabela2.id_tabela2) AS nome_amistoso_campo
FROM
tabela

Use o SQL Builder para construir o Select.
Desculpe a simplicidade dos exemplos, mas sempre que desejo incluir um campo que usarei nas pesquisas faço desse modo. O problema é quando esse campo a ser incluído não tem vínculo algum com o Select principal da consulta.

Espero que ajude.