Consultar e um tabela e gravar parte em outra

Gente estou olhando os tópicos mais ainda não ache oque procuro, vou explicar.

Tenho duas Tabelas a 1ª E o cadastro dos funcionarios so tenho permissão de consulta.
Com os campos ID, NOME, ENDEREÇO, FONE

a 2ª Tabela
Tenho acesso de gravação total com os campos

ID, NOME, ENDEREÇO, FONE , ITEM01, ITEM02

Quero fazer um formulario onde coloco o ID ele ja me preenche automatico

ID, NOME, ENDEREÇO, FONE e os 2 ultios campos que são ITEM01, ITEM02 eu preencher manualmente
E na hora de gravar ele gravar todos os campos na tabela 2ª.

ID, NOME, ENDEREÇO, FONE , ITEM01, ITEM02.

Primeiro: Sub entende-se que você sempre terá os registros na primeira tabela.

Eu:

Criaria uma aplicação de filtro, chamando pelo id, nome, etc… e ligaria com a aplicação.
No evento oninit ou onload, faria a leitura na tabela 1, baseada no filtro, e moveria para os campos da tabela 2, e o resto seria normal.

Obs. A tabela 2 não pode ter o id como auto-increment.

Agora vamos e venhamos, que modelagem estranha essa hein?Há necessidade?

Sim ha necessidade pois todo mês a pessoa tem q entrar no sistema e adicionar o ponto do funcionarios, para facilitar e evitar erros, como ha uma mudança grande de saida e entrada de funcionarios nos setores, tenho q puxar sempre da base central para não correr o risco de aidcionar para alguem que não esta mais na firma ou setor.
Quanto as suas dicas muito boas so não sei como fazer :). Mais vou tentar.

Precisando de mais dicas pode contar.

Consegui fazer a sql q tava apanhando mais tenho uma duvida, posso fazer duas conecções para uma mesma aplicação? pois a sql abaixo eu usaria para obter parte das informações para preencher o form o resto seria na mão, mais na hora de gravar sera em uma base mysql.

Resumo obtenho informações no sqlserver mais gravo no mysql na mesma apliacação!

Segue a sql para obter informações no sql server so de amostra

SELECT
FUNCIONARIO.cdMatricula,
FUNCIONARIO.SqContrato,
PESSOA.CdPessoa,
PESSOA.nmPessoa,
CARGO.CdCargo,
CARGO.DsCargo,
LOTACAO.cdLotacao,
LOTACAO.nmLotacao
FROM
dbo.CARGO,
dbo.FUNCIONARIO,
dbo.LOCAL,
dbo.LOTACAO,
dbo.PESSOA
WHERE
(FUNCIONARIO.CdPessoa = PESSOA.CdPessoa) AND
(FUNCIONARIO.CdCargo = CARGO.CdCargo) AND
(FUNCIONARIO.CdLocal = LOTACAO.cdLocal) AND
(FUNCIONARIO.CdLocal = LOCAL.cdLocal) AND
(FUNCIONARIO.cdMatricula = ‘30317’) AND
(LOTACAO.cdOrganograma = ‘3’) AND
(LOTACAO.NrNivel = ‘4’)

Dá uma olhada na macro sc_exec_sql

sc_lookup
sc_exec_sql

Ola verifiquei as duas macros intendi sim o funcionamento, mais minha dúvida e tipo num sistema normal eu colocaria um campo text, onde digitaria o codigo do cara e no evento desse text ele pegaria esse codigo executaria a SQL com o select e jogaria as informações em qualquer lugar que e quiser…

Mais no scriptcase eu poderia fazer dessa forma?

Poderia me dar uma dica de como fazer, porque vi muitos exemplos das macros, mais com a informação ja na sql, no caso eu tenho que passar o codigo pra depois buscar.

Você quer executar um SELECT que tenha como parâmetro um código informado pelo usuário?
Se for isso: vc pode criar uma aplicação controle (que vai funcionar como uma caixa de diálogo) que pergunta o código ao usuário.

Neste controle vc cria um campo para receber o dado do usuário. Depois cria uma ligação do controle com a aplicação que tem a SELECT que vc quer passando o campo como parâmetro.

Para que a aplicação que está sendo chamada peça o parâmetro na ligação a SELECT tem de ter uma variável global por exemplo:

SELECT * FROM tabela WHERE campo=[var_global]

Quando vc fizer a ligação vai pedir um parâmetro para var_global ai vc passa o campo do controle.