Consulta

Olá,
Preciso criar uma consulta que mostre informações contidas em várias tabelas (mas que sejam apresentadas de forma separada em tópicos, como um perfil). A solução seria utilizar sub-consultas? É que tenho que fazer essa consulta utilizando 15 tabelas.

gnfriedrich,

Não existem limites para subconsultas… faça testes com as diversas tabelas 15,20, 30 ou 100 não importa, você verá que elas se arrumam conforme a configuração que você escolher. Porém, essa não é a maneira mais correta - imagine que você poderá ter uma consulta com 500 linhas (não importa quantas) e cada tenha tiver subconsultas, sabe o que acontecerá com o seu navegar? Pois é vai ficar extremamente lento ou travará. Solução que eu aconselho: Ao invés de criar subconsultas, crie um campo do tipo imagem HTML (ou tantos quantos forem suas tabelas a serem consultadas) e crie uma ligação de cada imagem para cada tabela que seria uma subconsulta… com isso sua consulta ficará super leve e você poderá criar quantas quiser.

Veja a figura abaixo:

Então, ao invés das subconsultas que são carregadas obrigatoriamente junto com a consulta, mesmo que eu não queira visualizá-las, no método acima eu criei um campo, tipo imagem HTML e redirecionei para uma app de consulta que eu só a carrego quando clico na imagem.

Espero ter solucionado sua dúvida.

Forte abraço.

Grande Jovito… também faço assim quando preciso percorrer por vários registros . com isso não sobrecarrego meu banco/app.
aqui tenho um exemplo em que um setor solicita o material… após isso ele tem a capacidade de rastrear o material até a entrega…
consegue ver que dia e hora ele passou pelos setores pre-determinados, quando comprou, com quem comprou e se entregou…tudo com click’s mas sem subconsultas… roda fino…

pra vc ter ideia fazendo assim eu uso a app em uma conexao de 300k de UP e funfa… temos funcionarios aqui que trabalham em casa.

Jovito e Jean obrigado pela ajuda.
Então a solução será utilizar sub-consultas. Porém, no meu caso não será possível usar os links, pois é necessário que apareça todas as informações na consulta que deverá ser impressa.

gnfriedrich,

Você é quem sabe… qual a melhor forma, mas eu lhe aconselho a fazer da forma como fazemos acima.

Se você botar a cabeça pra funcionar mais um pouquinho verá que a partir do exemplo que publiquei acima (usando o link), poderá redirecionar o link para uma app do tipo grid com subconsultas (do jeito que você quer) com apenas os registros que lhe interessar e as respectivas subconsultas e neste caso ficará bem simples…

Vai fundo véio.