Consulta sem banco de dados, usando outra fonte de informações

Bom dia,

A sugestão não é muito usual para a maioria dos desenvolvedores, mas é uma opção a mais para as consultas. Creio que seria interessante alimentar as consultas da aplicação com outras fontes de dados que não sejam tabelas de banco de dados. Por exemplo: XML, CSV, TXT e outas fontes compatíveis.

vejo uma complexabilidade desnecessária para essa implementação, a tradução dessas fontes de dados para transforma-las em campos (colunas) a aplicação no momento de seu desenvolvimento teria que fazer inúmeras perguntas para entender o layout do arquivo, os registros podem não estar ordenados não permitindo quebras confiáveis, não seria possível reordenar por colunas, a estrutura de sql da grid ficaria inoperante onde a grid é praticamente construída.

É muito mais fácil criar uma tabela temporária, ler arquivo alimentar essa tabela e carregar a consulta em cima dessa tabela.

Não vejo praticidade alguma nessa sugestão.

Não acho que estas fontes de dados sejam confiáveis, até o velho DBF é melhor para pegar e ordenar dados numa grid que um txt.

Requentando esse tópico: Discordo da opinião negativa dos colegas que responderam. Hoje 9 anos depois desse post estou em uma situação de um sistema em que os problemas de leitura direta de CSV pela grid, alternativamente à leitura da tabela, serão bem menores que os benefícios que terei. E isso é que importa. Toda solução tem problemas. Tem que pesar os benefícios. Meu caso é ainda mais complexo do que o que o @jcruz jcruz sugeriu: Eu preciso que o Scriptcase tivesse uma funcionalidade de ele mesmo fazer o que o @InfinitusWeb HAroldo sugeriu: Leia o CSV, faça a inferência da estrutura da tabela (hoje inclusive com IA generativa que não tinha em 2015!!!), crie automaticamente uma tabela para aquele CSV e gere a consulta grid, sem importunar o desenvolvedor com essa rotina. E ainda faça o código do evento que abre a grid pra carregar o CSV de novo na tabela fazendo truncate table para o caso de chegar um arquivo CSV atualizado no mesmo diretório do arquivo CSV. O usuário do sistema nem tem que saber que tá vindo de CSV e o Scriptcase faz seu papel brilhante de Lowcode e RAD e hoje usando IA. Fácil demais de implentar.

Então você já conseguiu implementar usando a IA?