Consulta em Formulario Mestre

(DeivitePopo) #1

Caros, bom dia,
Estou com um problema em relação ao formulario mestre:
Tenho um formulario mestre de PEDIDOS em que é necessario selecionar um cliente, fiz um select que pega o nome do cliente, mas nesse caso são mais de 5000 clientes o que fica inviavel em um select uma vez que o usuario teria que sair procurando.
Sendo assim acredito que preciso de uma consulta para buscar o cliente desejado, mas como fazer isso dentro do formulario Mestre?

Alguem já precisou fazer algo desse tipo?

Abraços

(Haroldo) #2

cria uma consulta com quick search
faz uma ligação de captura nesse campo id do cliente.

(Diogo Toscano) #3

Mestre e detalhe eu costumo fazer um controle antes, perguntando, apenas ex, qual o cliente, funcionario que esta fazendo pedido(pega do login) … so pra dar insert e ja mandar pra o formulario de mestre/detalhe com o pedido inserido. Ai, a vantagem, eh que os detalhes ja vem aberto.

Mas o que importa é que antes vc pode aplicar filtro, camps auto complete pra pessoa ir digitiando e buscando o cliente … n formas de fazer. ate captura… sei la

(rollandx) #4

Acho que a Netmake poderia desenvolver um “Quick Search” ou uma pesquisa para aplicações do tipo formulário, perdi mó tempão para fazer uma gambiara aki para fazer isso, e consegui somente com a ligação de uma consulta com um formulario…

(Diogo Toscano) #5

hoje voce pode ligar um filtro a um formulario.

(Haroldo) #6

Realmente pode sim, mas a aparência fica muito a desejar se for usar o filtro e o formulario na mesma janela, ideal seria uma macro que fizesse a carga do formulário, tipo ao sair do campo cnpj, se esse já existisse, carregar todo o formulário via ajax em modo de edição.

(Diogo Toscano) #7

Nao sei se funciona, mas voce pode tentar colocar no onchange do campo cnpj, dar um sc_lookup, ver se existe … se nao exister usa sc_redir passando o propria chave primaria …
por ex … uma coisa q funciona …
se voce quer abrir um formulario abrindo num registro especifico, voce pode chamar sua apl.php?campo_chave_primaria=ALGUM CODIGo … isso funciona.

Mas essas sugestoes ta tudo anotado aqui, inclusive daquele seu topico junto com o George.

(Haroldo) #8

mas aí não seria uma atualização ajax, e sim uma recarga do formulario.