Consulta em Formulario Mestre

Caros, bom dia,
Estou com um problema em relação ao formulario mestre:
Tenho um formulario mestre de PEDIDOS em que é necessario selecionar um cliente, fiz um select que pega o nome do cliente, mas nesse caso são mais de 5000 clientes o que fica inviavel em um select uma vez que o usuario teria que sair procurando.
Sendo assim acredito que preciso de uma consulta para buscar o cliente desejado, mas como fazer isso dentro do formulario Mestre?

Alguem já precisou fazer algo desse tipo?

Abraços

cria uma consulta com quick search
faz uma ligação de captura nesse campo id do cliente.

Mestre e detalhe eu costumo fazer um controle antes, perguntando, apenas ex, qual o cliente, funcionario que esta fazendo pedido(pega do login) … so pra dar insert e ja mandar pra o formulario de mestre/detalhe com o pedido inserido. Ai, a vantagem, eh que os detalhes ja vem aberto.

Mas o que importa é que antes vc pode aplicar filtro, camps auto complete pra pessoa ir digitiando e buscando o cliente … n formas de fazer. ate captura… sei la

Acho que a Netmake poderia desenvolver um “Quick Search” ou uma pesquisa para aplicações do tipo formulário, perdi mó tempão para fazer uma gambiara aki para fazer isso, e consegui somente com a ligação de uma consulta com um formulario…

hoje voce pode ligar um filtro a um formulario.

Realmente pode sim, mas a aparência fica muito a desejar se for usar o filtro e o formulario na mesma janela, ideal seria uma macro que fizesse a carga do formulário, tipo ao sair do campo cnpj, se esse já existisse, carregar todo o formulário via ajax em modo de edição.

Nao sei se funciona, mas voce pode tentar colocar no onchange do campo cnpj, dar um sc_lookup, ver se existe … se nao exister usa sc_redir passando o propria chave primaria …
por ex … uma coisa q funciona …
se voce quer abrir um formulario abrindo num registro especifico, voce pode chamar sua apl.php?campo_chave_primaria=ALGUM CODIGo … isso funciona.

Mas essas sugestoes ta tudo anotado aqui, inclusive daquele seu topico junto com o George.

mas aí não seria uma atualização ajax, e sim uma recarga do formulario.