Componente select

Boa tarde
Estou migrando uma tela do sistema que temos em C# onde usamos um combo que seria o Select do SC certo
A minha duvida é como implementar isso

No C# temos esse combo onde o mesmo pode ser digitada uma informação e ao mesmo se desejar o usuario pode selecionar o conteudo exemplo, no combo carregamos os dados da razão social dos clientes se o usuario desejar ele seleciona e então pegamos o nome mesmo não o id certo pois é um campo VARCHAR , porem digamos que o usuario não queria selecionar um cadastro do cliente e ao inves disso apenas digitar algo novo que não irá fazer parte do cadastro apenas irá gravar nesta tela

Weber
Não entendi direito.
Você precisa que ele digite uma informação num campo que se não existir no banco, apenas apresente o resultado na tela?
O select não tem este objetivo. Ele é lookup de alguma tabela.
Tenho algo parecido, mas a informação que ele digita gravo no banco.
Neste caso eu usei um “Texto auto complete”. Caso o resultado não seja retornado do banco, ele grava o que foi digitado.
Talvez seja a solução.
Abraços
Marcelo

Olá faã um campo tipo texto auto complete. E lookup na tabela de clientes (exemplo).
Se não deseja guardar o id no banco, coloque select camponome from clientes…
Se deseja guardar o id e exibir o nome select campoid, camponome from clientes…

Eu tentei usar o campo text auto complete, a questão é a seguinte o que eu preciso é

Se o user digitar algo que tenha no autocomplete bl
Mas se ele digitar algo que não exista no Autocomplete ele tipo escreveu “Ola tudo bem” esse conteudo seja gravado também

Use o texto auto camplete sem opção de captura que irá te atender…

Rodrigo não deu muito certo não pq usando a captura eu pego o id relacional no caso e se eu precisava pegar ou o id ou o texto digitado, mas ja resolvi criando dois campos …

Legal, consegui resolver da forma que te falei capturando o que o usuário digita, guardando o ID.
Mas se resolveu ótimo.