Pessoal,
Costumo ser longo nos meus posts e peço desculpas por isso mas gostaria da opinião de vocês sobre a seguinte proposta.
Acredito que a vida de muita gente mudaria pra melhor se criássemos uma espécie de cooperativa de ajuda e compartilhamento de cases… Bem, muitos podem dizer que essa é uma das ideias deste forum - e estará certo… outros dirão que isso já foi tentado aqui e em outros forums relacionados e não surtiu o menor efeito - e eu concordo também. Mas, para que as coisas funcionem bem, é necessário um mínimo de interesse e desprendimento dos participantes. Minha ideia é a seguinte:
Criarmos um banco de funções que poderão ser utilizadas, compartilhadas e melhoradas por aqueles que se dediquem a melhorá-las de alguma forma (seja realizando testes, implementando melhorias, corrigindo, sugerindo, apresentando falhas, documentando, etc).
A ideia não é criar um sistema ou sequer uma ERP, apenas funcionalidades que possam ser utilizadas em caráter genérico.
É tema recorrente deste forum as dificuldades que encontramos com: NFe, boleto bancário, barra de progresso, mensagens personalizadas e tantas outras coisas… alguém por aqui já tem tudo isso bem maturado e certamente não estaria disposto a compartilhar com ninguém esse tipo de coisa… ainda mais de graça… e não tiro a razão destes… porém é preciso que todos entendam que:
a) nada é tão perfeito que não possa ser melhorado…
b) nada é tão escondido e guardado que não esteja no Google (é só procurar)…
c) duas ou mais cabeças pensam melhor que uma…
Atire a primeira pedra aquele que nunca precisou de alguém…
Tem também aqueles que pensarão assim: aqui tem gente que não dá um prego numa barra de sabão pra contribuir com nada, só fica pegando os bigus, sequer agradecem quando são atendidos… isso também é fato… e ninguém vai estar aqui alimentando a fome voraz de nenhum parasita, sim porque esse pessoal tem fome voraz das coisas alheias… mas o intuito também não será criar um clube do bolinha, onde só entram meninos bonitos, sabidos e ricos… a ideia é compartilhar. Por essas e tantas outras razões este forum não seria um local apropriado para tais iniciativas… poderíamos utilizar a associação (www.auscriptcase.com.br) que já tem 33 (pasmem trinta e três, sabe aquele número que o médico manda a gente dizer… pois é 33) integrantes.
Costumo estabelecer padrões para praticamente tudo que faço relacionado a desenvolvimento de sistemas (em outras coisas não, sou totalmente desorganizado) e isso me ajuda muito porque todos os meus sistemas têm as mesmas funcionalidades e características. E assim é com o SC… por exemplo: tenho um projeto denominado de Modelo de Segurança que é padrão para todos os projetos recém criados… esse projeto tem aproximadamente 60 apps que constam de todos os meus projetos - DEFAULT. Acredito que praticamente todos aqui façam isso - não há nenhuma novidade nisso - mas esse projeto reúne algumas coisas interessantes que muitos aqui ainda não tem (sistema multi-empresa em único DB, logs mais amigáveis, aquele gif animado do SC que parece um relógio e fica girando enquanto tarefas são executadas, auditagem do registro na aplicação formulário, barra de progresso, compartilhamento ou não do calendário, envio de emails mais customizados, alguns tipos de parametrizações…)… é perfeito? NÃO… mas se a ideia existe, juntarmos alguma coisa aqui, uma pitada de outra coisa e colocarmos tudo isso num liquidificador, o resultado poderá ser uma torta bastante gostosa…
Estou disposto a compartilhar esse projeto com quem estiver interessado… qualquer pessoa poderá solicitá-lo, através da associação, desde que esteja disposto a contribuir com alguma coisa, nem que seja para testá-lo…
Pensem nisso!
Salamaleico.