Como usar um Botão Ajax pra chamar uma função Javascript

Como usar um Botão AJax ou ate mesmo um Botao Javascript para executar uma função em javascript que esta no evento OnLoad do Formulario, segue abaixo a função:
?>

<?php [pesq_id_empresa] = {id_empresa}; [pesq_id_pessoa] = {id_pessoas}; php_incluir_usuario();

Mas o SC já controla campos obrigatórios ao submeter o formulário.
Não entendi a necessidade desse código todo.

bom dia,
e que estou usando a API Jalert para melhorar as mensagens e procundo no Forum encontrei uma posatagem sua mesmo onde voce fala pra usar um botao ajax pra fazer uma validação e substituir os botoes do SC…mas nao estou conseguindo usar estes botoes nao chama a função…

Tem um vídeo no meu canal que aciona função javascript direto de evento Ajax.

Haroldo como fazer a substituição do botoes (Incluir, Salvar, excluir) do SC por botoes Ajax?

Haroldo como acesso os eu canl por favor…

https://youtu.be/DO99Azgroiw

Haroldo,
tem como eu criar esta função uma unica vez e chamar ela dentro dos formularios?
Tem algum exemplo que eu possa usar pra usar desta forma e tambem criar um botão para incluir e colcar esta funcao e a rotina de inclusaõ do SC em formulario Unico registro?

eu não sei qual função você fala. Voce pode criar bibliotecas externas para funções javascript.

Se vc criar o botão ajax, vc vai executar suas funções e por ultimo a função que inclui, altera ou exclui do SC.

para ver como usar as funções do sc basta inspecionar o código.

Haroldo,
a função que me refiro é esta que coloquei no inicio do topico, gostaria de criar ela passando alguns parametros e assim consegui usar em todos os formularios sem ter que ficar criandoe ste codigo e quando precisar fazer alguma manutenção ter que mexer em todo o projeto.
Segue abaixo a função que desejo colocar e chamar em todos os formularios:

Na verdade eu não entendi esse código aí original do tópico é não é uma função é mais uma confunção né a necessidade desse código aí dá 66 Nebulosa para mim o script case para você obrigado Campos ele tem um local próprio do próprio script Case agora se você quer uma biblioteca Para incorporar em todos os formulários Tem que criar uma biblioteca externa do tipo java script e incorporá-las formulários mas realmente a intenção desse código aí para mim tá meio estranho

bom dia,
pois é… pode parecer uma confuncao…
Estou implementando uma API(Jalert) para mostrar mensagens de alerta, esta confusão acima e a forma que posso chamar esta API, entao eu criei tipos de alerta(Erro,Atenção,Sucesso,Alerta) e em cada situação eu passo os parametros que desejo exibir para o usuarios, é que nao sei onde coloicar um anexo para vc ver o resultado.
Fazendo esta confuncao eu entendi que o melhor seria ter este codigo em algbum lugar comum para todas as apps, criei em biblioteca intgerna e nao funcionou…agora estou querendo criar um arquivo JS e coloicar na biblioteca externa mas nao sei se funciona.

Então Miguel, tente colocar o código em uma biblioteca externa e insira ela nos formulários.

Mas não sei se vai rolar.

para usar a Bibext. tente:

valeu vou tentar, deixa te perguntar mais uma coisa estou implementando esta biblioteca e estou usando os eventos Javascript do campo onChange para validar e ta rolando, porem tem uma situação que nao consigo entender…
Quando o campo esta vazio e dou um tab pra ir para proximo campo esta mostrando duas vezes a mensagem, e quando coloco algum valor aparece certo so uma vez.
Sabe me dizer como o SC faz esta validação?
e Como eu posso usar aquelas funçoes que tem no codigo tipo do_ajax_formulario_campo_onclick e assim vai sabe me dar uma breve descrição de como funciona?
Desde ja eu agradeço pela ajuda e paciencia… assim que eu revolver estas coisas compartilharei com todos…

Faça pelo Javascript e teste se o campo tem valor para exibir a mensagem.

Haroldo bom dia,
como voce me falou nao rolou…vou ter que deixar em cada formulario mesmo…
Poderia me dar um exemplo de como criar um botão para incluir um registro em um formulario unico registro?
Por que se eu fizer um botaão vou poder validar os campos e mostrar a minha mensagem e nao a do SC… bom pelo menos eu acho que vou conseguir…tem algum lugar aqui que consigo anexar arquivo pra voce ver o que estou fazendo talvez assim consiga de dar uma direção…

Cria um botão Ajax e em seu código:

/*
aqui teste tudo que desejar com os campos do formulário
/*

$_act=empty({id})?"incluir":"alterar");
sc_ajax_javascript("nm_atualiza", array($_act));

valeu… obrigado… estou testando os botoes agora…ta ficando bão…

Este codigo é PHP certo? se for usar javascript como ficaria?? e que stou usando um botão javascript…

Eu sugeri um código para botão ajax. (particularmente prefiro para que se veja que algo está sendo processado).

Não sei o nome do seu campo que controla a chave primária da tabela principal do formulário, então chamei de {id}.

Em javascript deve fazer a mesma coisa verificar se o conteúdo do elemento que guarda o valor do id da tabela executar a função javascript (nm_atualiza()) conforme esse valor:

nm_atualiza(‘incluir’) para valor do elemento vazio ou
nm_atualiza(‘alterar’) para valor do elemento não vazio.

Se você tem dúvidas se o código está certo, você pode desconsiderá-lo e eu deixo para outro colega tentar te ajudar.