como testar as aplicações do SC

Bom dia.

Precisando da ajuda de vocês para saber como posso realizar um teste.
Bem … hoje nossas aplicações estão montadas em cima de consultas montadas a partir da base de dados do TOTVS.
Atualmente fomos “obrigados” a migrar a versão do totvs e com isso surgiram novas tabelas, tabelas com novas estruturas, tabelas que foram desmembradas , etc…

Queria saber qual a melhor forma de testar as aplicações do SCriptcase antes mesmo que a gente migre a versao do totvs para o ambiente de produção.

( a única forma que pensei: Abrir a aplicação a aplicação ( já que não possuo documentação das aplicações) pegar a consulta que ele é montada e rodar na nova base de dados para verificar se há inconsistências ).

Alguém teria uma ideia de como eu poderia fazer?

Mille bom dia,

Sei muito bem o que é isso e não vejo outra forma de fazer, senão a que disseste. Já que não tens documentação, tens que pegar as queries de cada consulta e ir testando… infelizmente eu não vejo outra forma. Se alguém mais tiver uma outra idéia, que se pronuncie.

Para verificar erro de SQL gera todas as aplicações do projeto ( Projeto > Gerar Aplicações ). No final vai ter um log exibido se tem erro ou não.

Agora, para verificação de funcionalidade tem que ser teste unitário mesmo.

Muito obrigada pelo retorno de vocês . :slight_smile:

Já que o trabalho vai ser grande , melhor iniciar logo rs

Obrigada!

pra complementar , pegue e faça VIEWS, assim não precisa modificar nada no SC, apenas nas VIEWS

Ótima ideia :

Apenas uma sugestão adicional: Caso utilizar o teste pela aplicação devido a possíveis conflitos seria interessante verificar se há uma ferramenta que faça o Sniffer do SQL para o BD utilizado.
Exemplos:
Microsoft SQL Server -> SQL Server Profiler
MySQL -> MySQL Query Sniffer