Fiz esta pergunta, pois se você estiver usando um formulário, dá pra fazer isto facilmente, pois no mesmo se for no sql e colocar uma condição desc referente a id, sairia numa boa…, mas mesmo com sua explicação não entendi seu uso, se for apenas a id que deseja, pode utilizar a expressão citada pelo Haroldo, ou um sc_lookup no banco, mas acho que o último seria a última alternativa.
Estou falando de maneira genérica, pois não sei qual a aplicação do caso.
Ocorre que após a inserção eu precisaria capturar algumas informações que foram gravadas para enviar um e-mail.
Eu poderia criar variáveis globais para isso e na hora de executar o envio, usá-las, mas não gostaria de criar variáveis globais em demasia para esta tarefa.
Buscando diretamente no banco, já que estou com a conexão aberta, seria melhor.
Mas acredito que a saída para simplificar seria criar as globais.
No SC existem algumas variáveis que retornar algumas operações, por exemplo sc_mail_send existe uma variável que retorna a situação sc_mail_ok. Pensei que para o “insert” existisse algo que retornasse o resultado do “autoincrement”.
Amigão vou tentar te ajudar desta forma, como eu queria ser ajudado…rsrs, pegue o código, e busque outras colunas que deseja…
//COLOQUE DENTRO DA PROGRAMAÇÃO > MÉTODOS PHP > CRIAR UM MÉTODO NOME "retorno", sem as aspas
if({id_campo_formulario} != ''){
$str_sql = "SELECT MAX(ID_nome_da_coluna_no_banco) FROM nome_tabela_do_banco;
sc_lookup(dataset,$str_sql);
{campo_que_quer_ver_o_valor} = (!empty({dataset}[0][0]))?{dataset}[0][0]:{campo_que_quer_ver_o_valor};
}
Após isto declarar nos eventos onApplicationInit, OnLoad desta maneira:
retorno();
Tudo resolvido, lembrando caso queira outras informações, é só chamar outras colunas no dataset, é a última linha da programação PHP.