Olá Pessoal,
Gostaria de devagar um pouco sobre a aplicação mestre detalhe, que acredito ser uma das ferramentas mais usadas em aplicativos comerciais.
Certamente atende necessidades básicas ou pelo menos atendia.
Gostaria de expor minhas experiências e saber de vocês como utilizam essa ferramenta , se acham que deveria melhorar, e certamente será algo que a NetMake pode em poucos passos melhorar com novas atualizações.
Ontem apresentando a aplicação ao cliente ele simplesmente me disse assim:
Cliente: Isso não é intuitivo como você acha que eu vou esperar ter de cadastrar todo o pedido depois salvar e depois saber que devo incluir os itens, porque eu não posso ir cadastrando e salvar tudo no final?
Minha resposta ao Cliente: Essa é uma forma padrão mas posso implementar dessa forma.
Solução:
Criar na session os itens assim como são feitos nos carrinhos de compras, assim é possível salvar no final, porém é algo na unha não existe nada nativo no scriptcase.
Cliente: Fábio você acha que os usuários vão colocar todos os dados dos itens e depois lembra de clicar pra INSERIR a linha como você explicou , não tem como colocar o botão do lado direito que seria mais intuitivo?
Minha resposta ao Cliente: Infelizmente não, é padrão do sistema.
Solução:
Tentar fazer é que no último campo da linha ele insira automaticamente, o valor assim que sair do campo ou dar enter.
Cliente: Eu preciso sempre clicar no “novo” para mostra essa linha, não tem como já abrir a tela com essa linha aberta caso não tenha nada cadastrado?
Minha resposta ao Cliente: Acho que posso tentar.
Solução: Tentei colocar a aplicação para abrir em NEW mas não deu certo acredito que por ser DETALHE ela não obedece a macro.
Conclusão o cliente não gostou de forma alguma, achou nada prático tão pouco intuitivo, sei que cliente as vezes viaja, mas os gostaria de saber as experiências que tiveram com esse tipo de aplicação , se concordam ou não com oque foi reportado, como contornaram.
Enfim acho que se todos argumentarem esse tópico pode até mudar algo para próximas alterações quem sabe o detalhe vir em DIV ao invés de iframe que dá um pouco de dor de cabeça.
Obrigado a Todos.