Como garantir autenticidade de documentos

Prezados

Gostaria de saber como garantir autenticidade de documentos gerados pelo sistema.

Abraco.

depende do objetivo, se for para arquivos pode usar hash com md5 e sempre verificar e comparar ele, se for para emitir um documento ai pode gerar um md5 com algumas variáveis, tipo cnpj/cpf+nome+id e imprimir no documento.

O que devo fazer com esse numero hash? Devo gravar em alguma tabela? Devoa apenas imprimir junto com o pdf? Como verifiacr se está correto?

se for impresso, sim, tem que gravar ele em uma tabela, e para comparar ter um programa que a pessoa possa colocar o codigo para comparar com o armazenado

Confesso que ainda nao entendi.
Digamos que eu tenha uma blank que cria um PDF, gerado dinamicamente, sem gravar fisicamente o arquivo no HD.
Pelo que pude entender, a primeira coisa a se fazer é gerar um HASH para esse arquivo que nao existe. Eu gostaria de saber como fazer isso.
A segunda coisa, se pude entender, é imprimir essa HASH dentro do proprio PDF.
A terceira coisa é gravar esse codigo hash numa tabela que irá crescer infinitamente, cada vez que alguem gerar um relatorio.
A ultima coisa é testar se o numero do hash está correto usando um programa onde a pessoa coloca esse numero. Esse programa teria de ser criado por mim? Seria um programa de terceiros?
To meio confuso.

-gerar um hash voce pode usar md5 ou sha1:
de uma lida em:
https://www.php.net/manual/pt_BR/faq.passwords.php

-gravar ele no seu pdf

validação, sim, voce que tem que criar o programa, pode ser uma blank com apenas um input

criar uma tabela, depende, se este arquivo for unico para cada cliente, voce pode simplesmente criar baseado no cnpj+nome

ou se este pdf for vinculado a algum ID da tabela ou nr de nota fiscal/recibo, pode iniciar ele com este numero e adicionar parte do hash baseado no cnpj/nome e data, ficaria algo como 1234_7e31f0d7d7
1234 seria o seu ID e 7e31f0d7d7 os 10 primeiros dígitos criados, assim não precisaria salvar, seria só fazer uma pesquisa pelo código na tabela, pegar a data juntar com o cnpj e nome e recriar o código, ai seria só comparar com o passado.

existem inúmeras formas de fazer

Obrigado pela dica Jair, vou pegar uma carona nesta postagem, estava precisando de um norte para implementar algo assim. Valeu !!!