Prezados
Gostaria de saber como garantir autenticidade de documentos gerados pelo sistema.
Abraco.
Prezados
Gostaria de saber como garantir autenticidade de documentos gerados pelo sistema.
Abraco.
depende do objetivo, se for para arquivos pode usar hash com md5 e sempre verificar e comparar ele, se for para emitir um documento ai pode gerar um md5 com algumas variáveis, tipo cnpj/cpf+nome+id e imprimir no documento.
O que devo fazer com esse numero hash? Devo gravar em alguma tabela? Devoa apenas imprimir junto com o pdf? Como verifiacr se está correto?
se for impresso, sim, tem que gravar ele em uma tabela, e para comparar ter um programa que a pessoa possa colocar o codigo para comparar com o armazenado
Confesso que ainda nao entendi.
Digamos que eu tenha uma blank que cria um PDF, gerado dinamicamente, sem gravar fisicamente o arquivo no HD.
Pelo que pude entender, a primeira coisa a se fazer é gerar um HASH para esse arquivo que nao existe. Eu gostaria de saber como fazer isso.
A segunda coisa, se pude entender, é imprimir essa HASH dentro do proprio PDF.
A terceira coisa é gravar esse codigo hash numa tabela que irá crescer infinitamente, cada vez que alguem gerar um relatorio.
A ultima coisa é testar se o numero do hash está correto usando um programa onde a pessoa coloca esse numero. Esse programa teria de ser criado por mim? Seria um programa de terceiros?
To meio confuso.
-gerar um hash voce pode usar md5 ou sha1:
de uma lida em:
https://www.php.net/manual/pt_BR/faq.passwords.php
-gravar ele no seu pdf
validação, sim, voce que tem que criar o programa, pode ser uma blank com apenas um input
criar uma tabela, depende, se este arquivo for unico para cada cliente, voce pode simplesmente criar baseado no cnpj+nome
ou se este pdf for vinculado a algum ID da tabela ou nr de nota fiscal/recibo, pode iniciar ele com este numero e adicionar parte do hash baseado no cnpj/nome e data, ficaria algo como 1234_7e31f0d7d7
1234 seria o seu ID e 7e31f0d7d7 os 10 primeiros dígitos criados, assim não precisaria salvar, seria só fazer uma pesquisa pelo código na tabela, pegar a data juntar com o cnpj e nome e recriar o código, ai seria só comparar com o passado.
existem inúmeras formas de fazer
Obrigado pela dica Jair, vou pegar uma carona nesta postagem, estava precisando de um norte para implementar algo assim. Valeu !!!