Estou iniciando no scriptcase e estou com uma duvida. Tenho duas tabelas, sendo que uma tem chave estrangeira. Como que faço para quando preencher o formulario da tabela principal ele automaticante atualizar a outra tabela?
É importante assistir a sessao de vídeos do SC.
Procure Formulário Mestre-Detalhe
Talvez seja uma duvida conceitual que ainda não entendi como que faz no scriptcase.
Exemplo:
Tenho duas tabelas
ALUNO CURSO
id_aluno (AI) id_c (AI)
nome nome_curso
id_curso perido
O campo id_c é chave estrangeira do id_curso.
Estou como duvida de como faço um formulario para preencher os dados do aluno e do curso do aluno em uma mesma janela. Quero apenas salvar em tabelas diferentes. Devo fazer utilizando esse Formulário Mestre-Detalhe ?
OK… esse vídeo mostra justamente isso.
Tem como acessar direto o campo de outra tabela em um formulario? Nao queria criar como blocos do jeito que esta ficando.
Sempre colocar os campos ‘chave estrangeira ligação entre as tabelas com os nomes, qtde de caracteres, etc’ identicos:
ALUNO CURSO
id_aluno (AI) id_curso* (AI)
nome nome_curso
id_curso* periodo
Sim você vai criar os blocos ou abas e colocar o mestre detalhe, os blocos você tem que formatar eles nas configurações tem o tamanho, largura, etc, para ficar proporcionalmente bonito, só ir testando as larguras.
O mestre detalhe você pode exibir os registros deles em vez de único registro como vários, grid.
Tentei utilizar o Formulário Mestre-Detalhe, mas nao ficou como gostaria. Eu queria apenas usar a relação da chave estrangeira id_curso para gravar o nome do curso em outra tabela.
Queria que ficasse igual abaixo:
boa tarde Spybr
você não precisa criar 2 tabelas para isso, a não ser que o aluno possa ter 2 ou mais cursos
o que eu faria seria criar uma única tabela cod,nome,curso,período
e no campo curso faria um Lookup buscando a tabela de cursos cadastrados.
e no período um select manual -> manha - tarde - noite - integral etc …
Eu acho que essa modelagem do banco ta errada. idcursos na tabela de aluno? Se o aluno for fazer mais de um? E onde fica os Turnos, Séries, Matrícula? Estranho.