Como faço uma consulta com filtro quando o campo que comparo na clausula where não esta nos campo do select

Como faço uma consulta com filtro quando o campo que comparo na clausula where não esta nos campo do select.

Tenho um select totalizando alguns campos valores mas precisada mudar o periodo deste select mas a data de emissão não esta entre os campos no select, só esta na clausula where.

Olá,

O SC sempre busca os campos que farão parte do filtro do SELECT. Se o campo não estiver declarado no SELECT, não ira aparecer.

Kleyber bom dia. Obrigado por responder, mas o que preciso é estou fazendo uma consulta totalizando os clientes por periodo mas preciso mudar esse periodo na tela como filtro.

Acho que você não entendeu a minha resposta. Para que se faça um filtro em um campo, ele deve ser declarado no SELECT… Inclua o campo de data que desejas no teu SELECT da consulta e vais poder usá-lo no teu filtro.

Eu vi o tópico e não respondi justamente pela exposição confusa.

Sugiro:

Termo Select <— por confundir com campo do tipo Select.
Usemos: Instrução Select principal da consulta, ou SQL principal da consulta.

Para que a data faça parte do filtro tem 2 opções:

  1. o campo data deve fazer parte da Instrução Select principal da consulta como coluna (Não usar clásula where no SQL principal da consulta).

  2. Criar campos manuais no filtro ( no caso campo data) e através de where dinâmico, usando a macro sc_select_where(add) incluir o condição de where desejado após seleção de data no filtro.

Sempre, repito aqui, saber se expor ao escrever a dúvida faz a diferença.
Nada de expor códigos longos, não indentados, e as vezes nem contém o ponto do problema dentro do código. Tópicos assim nem paro para ler.
Inclua imagens do problema: Se aqui no fórum não está funcionando, pegue um repositório em sua hospedagem e coloca a imagem lá e apenas inclua a url aqui, ou use plataformas para imagem.
Tente ser suscinto e objetivo, técnico e use nomenclaturas que a ferramenta apresenta.

1 Curtida