Como criar um "Cell" totalizador?

Olá Amigos, tenho um PDFReport de Centro de Custos, onde tem uma Célula chamada “Valor”! Esse PDFReport é um relatório de Múltiplos dados, gostaria de saber como faço pra criar uma Nova Célula chamada “Total” que totalize a soma de todos os dados da célula “Valor”!

Alguém pode me ajudar?

Obrigado!

Pessoal, encontrei um conteúdo interessante aqui! Só que não estou conseguindo (sabendo) implementar no SC!

Olha só: http://www.cpd.furg.br/bin/doc_casca/doc/addsomatorio.htm

Será que terei que criar funções para isso?

Abraço a todos!

Bem pessoal, consegui fazer a soma da coluna com esse código:

$total = sc_exec_sql(SELECT SUM(VALOR_REAL)FROM contas_pagar);
{TOTAL_GERAL} = $total;

Porém no PDFReport sai o resultado assim:

TOTAL_GERAL = SELECT SUM(VALOR_REAL)FROM contas_pagar

Ou seja, em vez de trazer o valor dos dados, esta trazendo a consulta! Alguém sabe porque?

Para pegar o resultado de um select utilize a macro sc_lookup, olhe no webhelp como utilizar

Haroldo deu certo apenas o Filtro, a SOMA esta dando errado! Olhe o código:

$dep = {DEPARTAMENTO}; //Declarei essas variáveis p/ o $array não ser zero!
$cen = {CENTRO_CUSTO};

$check_sql = “SELECT SUM(VALOR_REAL)FROM contas_pagar WHERE DEPARTAMENTO = ‘$dep’ AND CENTRO_CUSTO = ‘$cen’”;
sc_lookup(rs, $check_sql);

if (isset({rs[0][0]})) // Row found
{
{TOTAL_GERAL} = {rs[0][0]};

}
else // No row found
{
echo ‘ERRO!’;

}

Ate aqui tudo perfeito!

Resultado:

(mysql): SELECT ID_CONTAS_PAGAR, DATA_CONTA, DESCRICAO, CENTRO_CUSTO, DEPARTAMENTO, FORNECEDOR, DOCUMENTO, DATA_BAIXA, BAIXA, VALOR_REAL from contas_pagar where baixa = ‘S’ and ( CENTRO_CUSTO = ‘3’ and DEPARTAMENTO = ‘1’ and DATA_CONTA between ‘2012-09-09’ and ‘2012-09-15’ )

Porém o campo {TOTAL_GERAL} esta somando TUDO que existe no banco de dados, desprezando o filtro DATA_CONTA between ‘2012-09-09’ and ‘2012-09-15’.

Como faço pra ele somar apenas os valores entre essas datas ?

Obrigado!

Fred,

Se não me engano {TOTAL_GERAL} é uma das variáveis de totalização do SC. Tente fazer esta soma colocando o resultado com um campo diferente, tipo {T_GERAL} ou algo assim.

Mas já fiz isso! Apesar que no Banco de dados o nome desse campo é esse! Mas fiz colocando outro nome e nada!

Na verdade ele esta totalizando, porém totaliza tudo que for de registro, quero que ele totaliza os registros gerados somente pelo filtro.Tem como? Acredito que sim…

Caro Fred,

Sou novo no SC, mas pude notar o seguinte no seu SQL: TOTAL_GERAL = SELECT SUM(VALOR_REAL)FROM contas_pagar . O parentese está junto do FROM, sem espaço. Dê uma olha se não é esse detalhe.

Caro Marcelo, não é isso o problema! Obrigado pela análise.

Fred estou passando por esse mesmo problema, sabe me dizer se conseguiu fazer essa soma e como fez ?

Minha nossa! Já vai fazer 3 anos isso! Rapaz foi logo quando comecei com o SC, e minha dificuldade não estava nas macros ou na lógica dos totalizadores e sim no próprio PDFReport, eu resolvi fazendo meus relatório todo em FPDF (Ná época) tudo no Blank, de lá pra cá nunca mais tive problemas com meus relatórios.

Sei que faz tempo fred porém eu revirei o fórum para ver como fazer isso e não encontrei nada que explica-se , e eu estou me batendo com uma coisa tão simples.

Se puder me da a dica de como fazer a soma de uma quantidade no relatório pdf eu agradeço.

Estou usando esse código

$total = sc_exec_sql(SELECT SUM(55quantidade)FROM 55detalheorcamentos);
{TotalPecas} = $total;

Ele me retorna

SELECT SUM(55quantidade)FROM 55detalheorcamentos

Jorge,

Não seria:

$total = sc_exec_sql(‘SELECT SUM(55quantidade)FROM 55detalheorcamentos’);

?

Kleber , Obrigado mas não consegui, vou ver com mais calma para ver se não estou esquecendo de nada.

Acho que isso resolve seu problema!

sc_lookup(dataset, “SELECT SUM(55quantidade)FROM 55detalheorcamentos” );

{TotalPecas} = {dataset[0][0]};

PessoAll,

To passando pelo mesmo problema para fazer subtotais nos meus relatorios…
Tenho um ReportPDF com 3 subselects onde tenho que totalizar cada um, tentei criar um campo e fazer lookup nele com um Select Sum(), começou a sair resultado, mas la pela pagina 40 começou a sair zerado.
Fiz o mesmo no evento onRecord, mas não sei porque, em alguns casos trazia valor, em outros não… principalmente quando teria um item só.
Consegui chegar numa solução paliativa que está me atendendo até agora.
Como necessito totalizar os valores do subselect, e exibo o valor de cada linha, meti um totalizador dentro do foreach

foreach ({strMetas} as $NM_ind => $Dados)
        { 
			$pdf->SetXY(167,$line);
			$pdf->Cell(37,7,{strMetas.EVENTO_QTD}[$NM_ind],1,0,'R');

{tSaldo} = {tSaldo} + {strMetas.EVENTO_QTD}[$NM_ind];
        }

Assim funcionou aqui… depois do foreach eu imprimo o campo subtotal (ou totalgeral) como eu necessito…