Como colocar valor na variavel de campo, somente no Insert

Quando eu clicar em Novo em uma consulta e chamar o Formulário "somente quando está em estado ", gostaria de no evento onLoad atribuir valores em alguns campos, qual variavel ou macro eu uso para saber que está inserindo e não modificando ?

Obrigado
Ari

if (sc_btn_new){
{campo_teste} = ‘var_teste’;

}

esta variavel funciona dentro do mesmo form, o caso é que de uma consulta eu chamo outro form e lá no outro form eu preciso saber se foi chamado em inclusão ou modificacao, andei olhando dentro do script gerado, e tem um variavel $this->nmgp_opcao = “novo” que sinaliza se está em inclusão, mas ainda nao funcionou

tudo isso porque tem um combobox no form, e o cara tem que escolher um opção, e nao está fazendo isso, ele grava deixando a primeira opção do combom, eu quero zerar o campo para forçar o usuario a escolher algo …visto que o campo é obrigatorio…tive uma outra ideia de criar um registro da tabelinha em branco … mas o Banco de dados nao deixa…

Ari

inclua negação no campo select.

obrigado Haroldo, mas desculpa … eu nao sei como fazer esta negação no SQL… pode me dar um exemplo ?

vá em lookup de edição docampo select e coloque permitir negação.

1 Curtida

Bom Dia,

A solução seria a que Haroldo falou, marcar a opção de Permitir Negação… ele irá deixar uma “Linha em Branco” ou então você pode colocar um texto (Ex. -Selecione o Estado), e também atribuir um valor para ser inserido no banco, caso esteja com a opção marcada (se você quiser).

Rodrigo Lins.

a resposta do Harold foi a que precisava, nem precisei zerar variaveis, obrigado a todos.
Ari