Como bloquear dados em duplicidade

Olá pessoal.

Fiz um formulário de cadastro de cliente onde nem todos tem CPF por isso esse campo não é obrigatório e também não é único.

Então para evitar cadastro em duplicidade gostaria de validar antes do insert pela data de nascimento, dessa forma o sistema não permitiria o cadastro de 2 (duas) Marias Silva e Souza nascidas 10/03/1981, entretanto não tenho ideia como fazer isso funcionar usando o SC 8.1.

Desde já agradeço imensamente a ajuda.

Hoje em dia acho que todas as pessoas tem CPF. Validar pela data de nascimento não vai funcionar pois acho que pode ter duas Marias Silva e Souza nascidas no mesmo dia. O certo mesmo é pelo CPF.

Evento Ajax onchange campo CPF.
Verificar se existe o CPF digitado com sc lookup
Se sim gerar error com sc message

Cpf > EventoAjaxOnBlur, Seleciona os campos CPF e DataNascimento**

if (sc_btn_new) {

/* Macro sc_lookup */

$cpf_pesquisa={CPF};

sc_lookup(ass,"
	SELECT
	   Plano,
	   Codigo,
	   Nome
	FROM
	   associados
	WHERE 
	   CPF = '$cpf_pesquisa'
	");

/* Erro no lookup */
	if (FALSE === {ass}) {
		sc_error_message("Ocorreu um erro no acesso ao banco de dados.<BR>");
	}
	elseif (empty({ass})) { /* EOF */
		// Esta tudo Ok, pode continuar a Inclusão.
	}
	else {
		   If ({CPF}>0) {
			   sc_error_message('Associado CPF já Cadastrado no Plano: '.{ass[0][0]}.'-'.{ass[0][1]}.".<BR>");
		   }
	}

}

Infelizmente nesse caso não tem CPF para todos usuários, é uma empresa pequena com vários cadastros em papel que o dono quer transcrever para o sistema, tenho duas datas que eu posso usar para validar (data de nascimento e data da primeira avaliação) pretendo usar as duas para verificar.
Nesse caso não vou ter duas ou mais Marias Silva e Souza nascidas em 21/09/1998 e avaliada 10/05/2013 acho que essa é a forma que me resta.

Falei com o contratante para criarmos um código único baseado em EAN8 para cada cliente mas ele não topou.

Valeu Jailton, creio que isso resolva, mas seria mesmo no evento AjaxOnBlur?

Sim no último campo que vai passar que ja´tenha todos os dados campos que vão ser usados na sua pesquisa, ai é um ‘tapa’ fazer.