Olá Pessoal, Boa Tarde!
Gostaria de contribuir um pouco sobre o assunto… Nunca é tarde, pois estamos em 03/2019, e eu tive um problema similar agora… Mesmo com as últimas atualizações do Scriptcase - eu uso a versão 9.3.006 atualmente, e precisei construir um formulário totalmente responsivo que funcionasse para Web e também em dispositivos móveis, porém o scriptcase como foi dito acima constrói automaticamente uma visão Mobile para cada aplicação, no meu caso em específico foi uma aplicação de Formulário. Exemplo: meuformulario.php (visao web), mas quando você abre esse mesmo formulário no Mobile ele automaticamente redireciona para meuformulario_mob.php … OK … Tentei de diversas maneiras customizar a visão mobile, mas o trabalho foi gigantesco, uma vez que podemos construir a aplicação principal web e com pequenos ajustes adaptar via CSS para uma visão mobile… Optei por simplesmente desativar esse redirecionamento para “_mob.php”.
O que eu fiz foi o seguinte:
- Gere a Aplicação de formulário.
- Abra a pasta contendo os arquivos dessa aplicação
- Encontre o arquivo “index.php” da aplicação e use um editor de texto Notepad ++ para editar o código gerado
- Logo no início do arquivo você encontrará linhas para forçar o redirecionamento para o Mobile, então comente todas elas (mostro as linhas mais abaixo)
- Publique sua aplicação com os arquivos editados.
Lógico que uma vez feito isso, você terá que trabalhar o CSS da sua aplicação principal para que ela seja responsiva, segue abaixo uma dica.
- Inclua no evento On-Load o trecho ###echo ‘’;### só de fazer isso no cabeçalho você força a tela a se comportar Mobile, depois é somente usar por exemplo css para controlar elementos por tamanho de tela “Media Screen” Exemplo:
#####@media only screen and (max-width: 600px) { /* elementos que terão comportamento em Mobile */ } #########
Ah - e não esqueça de tirar aquela mensagem que fica aparecendo “Ver versão Mobile”
Simples: Na lista de arquivos , abra a pasta _Lib/lang e localize todos os arquivos de tradução da sua aplicação em questão.
Edite o arquivo e localize as linhas abaixo:
$this->Nm_lang[‘lang_version_mobile’] = " ";
$this->Nm_lang[‘lang_version_web’] = " ";
Obs.: Tire o conteúdo das variáveis, mas deixe um espaço em branco para não ocorrer erro. Tem que ter o espaço em branco.
Linhas do arquivo index.php a serem comentadas
/*
if (!function_exists(“sc_check_mobile”))
{
include_once("…/_lib/lib/php/nm_check_mobile.php");
}
$_SESSION[‘scriptcase’][‘device_mobile’] = sc_check_mobile();
if (!isset($_SESSION[‘scriptcase’][‘display_mobile’]))
{
$_SESSION[‘scriptcase’][‘display_mobile’] = true;
}
if ($_SESSION[‘scriptcase’][‘device_mobile’])
{
if ($_SESSION[‘scriptcase’][‘display_mobile’] && isset($_POST[’_sc_force_mobile’]) && ‘out’ == $_POST[’_sc_force_mobile’])
{
$_SESSION[‘scriptcase’][‘display_mobile’] = false;
}
elseif (!$_SESSION[‘scriptcase’][‘display_mobile’] && isset($_POST[’_sc_force_mobile’]) && ‘in’ == $_POST[’_sc_force_mobile’])
{
$_SESSION[‘scriptcase’][‘display_mobile’] = true;
}
}
if ($_SESSION[‘scriptcase’][‘device_mobile’] && $_SESSION[‘scriptcase’][‘display_mobile’])
{
include_once(‘cotacao-passo-a-passo_mob.php’);
exit;
}
*/
Boa sorte a todos!!! Eu uso o Scriptcase há muitos anos, tenho diversos sistemas rodando, Acredito demais na Ferramenta e torço para que a um dia tenhamos aplicações totalmente responsivas. Vou começar a compartilhar conhecimento sempre que possível aqui com todos.
Ricardo Mussolini