Começando uma aplicação

Boa tarde. estou testando o scriptcase mas estou enfrentando alguns problemas e estou cheio de duvidas, mas a que acho mais importante no momento é a seguinte. Tenho uma banco de dados com tabelas que se relacionam(condominos, endereco, telefone). Como faço para criar uma aplicação para inserir os dados em endereco e telefone pegando o valor que foi inserindo na tabela condominos, nao consigo relacionar as FKS(obs, telefone e endereco recebem dois registros parar cada condomino cadastrado.)

Vc poderia mostrar a estrutura das tabelas, pelo que entendi existe uma tabela de condominios, outra de enderecos e telefones ?

isso mesmo
a estrutura é essa

Vc pode usar mestre/detalhe, pode navegar para o formulário de endereço depois de preencher o condomínio. Pode capturar o valor de condomínio no frm de endereço. Pode usar aplicação tipo ABA. Têm várias formas. Escolha uma e vá postando as dificuldades para que nós possamos ajudar. Eu particularmente não gosto de usar mestre/detalhe nativo do SC.

O meu problema é pegar o valor gerado pelo banco para o idCondonimo da tabela condonimo(PK, autoincremete) e gravalo nas tabelas endereco e telefone(idCondonimo = FK), essa inclusao teria de ser simultanea já que preciso que o preenchimento desses dados seja em um mesmo formulario.

O comportamento do sistema é o seguinte:

Cada condonimo cadastrados possui 2 ou mais endereços: residencial, comercial, …(grid editavel)
Cada condonimo cadastrados possui 2 ou mais telefones: fixo, celular, …(grid editavel)

No cadastro primeiro eu teria de incluir os dados na tabela condonimo, em seguinda pegar a idCondonimo gerado pelo banco e atribuir as FKS das outras tabelas.

Declaros as dependencias entre os formulario mas, por exemplo, na hora de incluir um condonimo, eu faço o cadastro dele e quando cadastro os edereços nao salva no banco o idCondonimo.

Para o condominio use formulario simples, e para as outras use grid editavel, coloque a primeira em um bloco e as outras duas em blocos diferentes mas elas tem que se ligar como detalhe, na opção mestre/detalhe.

Pode fazer o mestre/detalhe, como disse wanderlanlima ou usar aplicação do tipo ABA.