Com enviar email após envio de formulário ?

Gostaria de saber a forma mais prática para enviar email após a ação em um formulário. Se possivel que o Email contenha os dados inseridos no formulário.
A intenção é que o cliente receba uma confirmação e o admin outra contendo os dados. Obrigado.

tambem estou querendo saber isto ai em cima… se alguem puder responder…
Pois estou criando um controle e o cliente ira preencher e eu quero receber este cadastro no meu e-mail… como fazer?

veja a macro

sc_mail_send(smtp, usr, pw, de, para, assunto, mensagem, tipo, cópias)
sc_mail_send (smtp, usr, pw, de, para, assunto, mensagem, tipo, cópias)

Esta macro tem por finalidade o envio de e-mail

smtp : Endereço do servidor SMTP
usr : Usuário do servidor SMTP
pw : Senha do servidor SMTP
de : E-mail de origem,
para : E-mail de destino, podendo ser uma string ou variável contendo um e-mail, ou uma variável contendo um array de e-mail’s.
assunto : Título da mensagem
mensagem : Mensagem a ser enviada
tipo: Tipo do texto da mensagem a ser enviada, sendo: “T” para somente texto ou “H” para texto e/ou html
cópias : Lista de e-mails que devem receber cópia da mensagem (opcional), podendo ser uma string ou variável contendo um ou mais e-mail’s, separados por “;”, ou uma variável contendo um array de e-mail’s.

Ex1:
sc_mail_send(‘smtp.meuserver.com.br’,‘usr’,‘pw’,’ xxx@netmake.com.br’, ‘yyy@netmake.com.br’, ‘teste sc_mail_send’, ‘mensagem’, ‘H’,‘abc@cop.com.br;zxy@cop.com.br’);

Ex2: Todos os parâmetros podem ser passados através de variáveis, exceto o “Tipo” da mensagem.

sc_mail_send([glo_smtp], [usuar], [glo_pw], {origem}, {destino}, {assunto}, {mensagem}, ‘T’, [glo_copias]);

Ex3: Servidor sem usuário e senha e opção de não enviar cópias.

sc_mail_send([glo_smtp],’’,’’,’ xxx.netmake.com.br’, {destino}, {assunto}, {mensagem}, ‘H’);

Caso ocorra erro no envio do e-mail, a variável especial “sc_mail_ok” retornará como “false” e a mensagem de erro estará disponível na variável especial “sc_mail_erro”.

Ex:

sc_mail_send([glo_smtp],’’,’’,’ xxx@netmake.com.br’, {destino}, {assunto}, {mensagem}, ‘H’);

if (!{sc_mail_ok}){

sc_erro_mensagem({sc_mail_erro});

}

PODE SER USADA EM QUALQUER EVENTO APÓS A INCLUSÃO, ALTERAÇÃO, EXCLUSÃO DE REGISTROS.

gostaria de usar a macro sc_mail_send, mas sem autenticação por smtp e sim usando o sendmail, vi que o scriptcase use o swift para envio de e-mail, so que a macro de acordo com o q pesquisei so envia através de smtp. tem como usar ela sem se autenticar via smtp ?

faça via php direto.

Existem videos mostrando como podemos usar a macro sc_mail_send:

Enviando email:
http://www.netmake.com.br/site/support/examples/videos/mcr6_mail_send/mcr6_mail_send.html

Enviando email com anexo:
http://www.netmake.com.br/site/support/examples/videos/mcr13_mail_anexo/mcr13_mail_anexo.html

Atenciosamente,
Renan Andrade

Eu esta com essa dúvida tb e eu precisar enviar um e-mail e chamar outra aplicação após o envio do e-mail, eu consegui fazer da seguinte forma:

No evento OnafterInsert

coloquei esse código

// Redirection parameters

$redir_app = ‘formulario_a_ser_redirecionado.php’; // Application name
$redir_target = ‘_self’; // Target window (_blank, _self, _parent or modal)
$redir_param = array( // Param list, add as many as needed
‘COD_TRABALHADOR’ => {COD_TRABALHADOR} // parametro de comparação (auto Incremento)
);

// Redirection

echo "<script>alert('Enviamos um email com seu usuário e senha!')</script>";

// sc_redirect ($redir_app, $redir_param, $redir_target);

sc_redir(formulario_a_ser_redirecionado.php, codigo_trabalhador={COD_TRABALHADOR}, “_blank”);

$nome = {NOM_NOME};
$login = {VAL_CPF};
$senha = {VAL_SENHA};

$mensagem = "Olá “. $nome.”, ";
$mensagem .= “

”;
$mensagem .= "abaixo segue a mensagem enviada pelo usuário(a) " . $nome_do_cliente . “.”;
$mensagem .= “Seus dados para acesso do sistema são:”;
$mensagem .= “
”;
$mensagem .= "Login(CPF): ".$login;
$mensagem .= “
”;
$mensagem .= "Senha: ".$senha;
$mensagem .= “
--------------------------------------------”;

sc_mail_send(“smtp_utilizado”, “usuario_smtp”, “senha_smptp”, $email_cliente,
“email_destinatario”, $assunto, $mensagem, “H”);

if ({sc_mail_ok}) {
echo “”;
sc_redir(para_a_mesma_aplicacao.php);
} else {
sc_error_message(“Ocorreu um problema no envio! Entre em contato com o Administrador do Sistema.”);
}

1 Curtida

Estou precisando do mesmo, estou copiando e personalizando, mas depois de cadastrado antes de enviar e-mail eu adiciono dados em outra tabela e colocando este código não insere nem na outra tabela e nem na atual, no evento OnAfterInsert:

/**

  • INSERE 10 CRÉDITOS APÓS O CADASTRO DO USUÁRIO
    */

sc_exec_sql(
“INSERT INTO fornecedor_credito (cod_fornecedor, qtd_credito) VALUES ({cod_fornecedor}, 10)”
);

/**

  • ENVIA E-MAIL PEDINDO CONFIRMAÇÃO DE CADASTRO
    */

// Redirection parameters

$redir_app = ‘control.php’; // Application name
$redir_target = ‘_self’; // Target window (_blank, _self, _parent or modal)

// Redirection

echo "<script>alert('Enviamos um email com seu usuário e senha!')</script>";

// sc_redirect ($redir_app, $redir_target);

sc_redir(control.php, “_self”);

$nome = {fantasia};
$login = {email};
$senha = {senha};

$mensagem = "Olá “. $nome.”, ";
$mensagem .= “

”;
$mensagem .= "abaixo segue a mensagem enviada pelo usuário(a) " . $nome_do_cliente . “.”;
$mensagem .= “Seus dados para acesso do sistema são:”;
$mensagem .= “
”;
$mensagem .= "Login(CPF): ".$login;
$mensagem .= “
”;
$mensagem .= "Senha: ".$senha;
$mensagem .= “
--------------------------------------------”;

sc_mail_send(“meu.smtp”, “usuario”, “senha”, $email_cliente, $login, $assunto, $mensagem, “H”);

if ({sc_mail_ok}) {
echo “”;
sc_redir(para_a_mesma_aplicacao.php);
} else {
sc_error_message(“Ocorreu um problema no envio! Entre em contato com o Administrador do Sistema.”);
}

Após cada comando sc_exec_sql() coloque o sc_commit_trans().

Obrigado! Deu certo os registros agora! :wink:

Para enviar e-mail é preciso o sistema estar no ar, ou apenas local aqui no meu Scriptcase manda?

Local envia também, se o smtp for externo e a internet estiver ok, completando o dns do link.

Alguém pode ajudar a desenvolver algo que eu queria que é o seguinte enviar um email através do formulário só que pegando de uma tabela de cliente que já existe este email é enviando para ele e para outro email sendo cópia.

Para pegar o e-mail de outra tabela você vai usar a macro: sc_lookup
https://suporte.scriptcase.com.br/index.php?/Knowledgebase/Article/View/181/10/usando-a-macro-sc_lookup

E para enviar a C/C aqui no tutorial da macro: sc_mail, consta o parâmetro:
http://www.scriptcase.com.br/docs/pt_br/v81/macros-scriptcase/macros-scriptcase#sc_mail_send

Muito legal as respostas do pessoal… impossível ninguém souber fazer…

Sabe se tem algum meio de envio de emails em massa como mala direta ?

e envio de um exemplo 300 emails por hora.

os links estão quebrados.

SPAM???
Melhor contratar empresa especializada para esse tipo de envio.

2 Curtidas

na verdade eu tenho o servidor eu preciso e saber como seria a fila no scriptcase.

Continua com o problema do SPAM, com chances de banimento da conta de email de envio.

Mas pensando bem, até que não são muitos envios por hora. 1 envio a cada 12 segundos.

criar uma blank, que lê uma tabela pega o email da lista, envia via macro sc_send_mail, realiza um update que no registro marcando que foi enviado.

e colocaria no cronjob para executar a tarefa a cada 12 segundos.

1 Curtida