Colocar comando SQL em botão do formulario

Estou com dificuldades para realizar um procedimento a partir de um botão que coloquei na mesma linha de registros de um formulário, seguindo os exemplos presentes nesse fórum, de criar um campo para abrigar o botão, criar o botão, inspecionar, copiar e colar na ajuda do campo. Isso foi feito e funcionou. Já tenho o botão ao lado de cada linha. Minha dificuldade está em colocar nele comandos SQL que sejam executados nos registros a partir da linha em que o botão está inserido. Exemplificando.

Um dos comandos que eu quero que o botão execute é atualizar o conteúdo de um campo que está na linha de registros da tabela. Poderia colocar essa mudança num select para o usuário fazer, que é o status do pedido, que passaria de processando para finalizado, mas como ao entrar nesse formulário, que é uma grid view, quero que o usuário somente clique no botão ao invés de fazer dois procedimentos, e desejo colocar neste botão um comando SQL que faça também o segundo procedimento.

O primeiro comando SQL é relativamente simples de fazer. Eu possuo a tabela psd_pedidos que possui os campos pedido_id, pedido_data, pedido_data_hora, pedido_valor, pedido_status. A atualização que queria fazer é:

“UPDATE psd_pedidos SET pedido_status = finalizado where pedido_id=pedido_id”

O segundo procedimento é mais complexo e ainda não construí o SQL adequadamente, também um UPDATE, que tem como objetivo alterar o valor de um campo que esta noutra tabela.

Para entenderem a lógica do BD, possuo uma tabela que armazena informações de produtos, chamada psd_produtos. Clientes fazem pedidos que são armazenados numa tabela chamada psd_pedidos, que por sua vez tem uma tabela auxiliar que armazena os itens do pedido, de acordo com o identificador do pedido nesta tabela, chamada psd_itens.

O segundo comando SQL vai alterar um campo chamado prd_quantidade da tabela chamada psd_produtos. A where do SQL buscará primeiro o identificador do pedido, presente no campo pedido_id da tabela itens_pedido, e depois o identificador do produto, que também está armazenado nesta mesma tabela no campo itens_id_produto.

Minhas dúvidas são duas:

1 – Onde coloco estes comandos SQL para execução do botão?

2 – Como o SCRIPTCASE trata estes campos para que eu possa construir o SQL?

Tem que criar um campo virtual e um evento Ajax onlick e jogar seu sql la

Obrigado Haroldo. Tua informação resolveu minha primeira pergunta. E vi que existe uma macro do scriptcase para UPDATE que estou utilizando. Porém, minha dúvida quanto a como o Scriptcase trata a referencia aos campos permanece. Exemplificando através do uso da macro:

// SQL statement parameters
$update_table = ‘psd_pedidos’; // Table name
$update_where = “pedido_id = ‘[pedido_id]’”; // Where clause
$update_fields = “pedido_status = ‘finalizado’”,
);

// Update record
$update_sql = ‘UPDATE ’ . $update_table
. ’ SET ’ . implode(’, ', $update_fields)
. ’ WHERE ’ . $update_where;
sc_exec_sql($update_sql);

Como passo um parâmetro para o campo pedido_id, seja usando esta macro ou SQL puro? Da forma que está, que imaginei fosse a mais adequada pois usei esta sintaxe noutra oportunidade ele não está aceitando