Coisas q nao funcionam no SC-7

Jocimar
“…Entendo que ao marcar a opção de “letras”, que o SC aceitasse os equivalentes acentuados, mas acredito que implicaria numa certa dificuldade, já que tal recurso não existe.”

Nao eh q tal recurso nao existe.
Ele EXISTE MAS NAO FUNCIONA COMO DEVERIA. Traducao ?? ==>> BUG

A proposito:
Sei perfeitamente como fazer uma fn em jscript para que o input do formulario seja exatamente o que eu quero.
Inclusive, JA FIZ A GAMBIARRA.
So que a “solucao” eh exatamente o que o nome diz: G-A-M-B-I-A-R-R-A !!

Se alguem ainda estah lembrado, o nome do topico eh
“Coisas q nao funcionam no SC-7”
e o objetivo do topico eh
objt1: “NETMAKE, ESTE EH UM BUG E PRECISA SER RESOLVIDO”
objt2: “QUAL O PRAZO PARA SOLUCAO DO BUG RELATADO ?”

Se nao quiserem consertar o BUG, entao REMOVAM O PSEUDO-RECURSO do seu produto.
Sou um entusiasta do SC, sem o SC minha vida seria um inferno.
Mas a ferramenta NAO VAI EVOLUIR enqto os usuarios entenderem como NORMAL resolver bugs na base da gambiarra.
Entao, mais uma vez:
“NETMAKE, ESTE EH UM BUG E PRECISA SER RESOLVIDO”
“NETMAKE, QUAL O PRAZO PARA SOLUCAO DO BUG RELATADO ?”

Agora entendi, deveria ter lido melhor.

Bom neste caso me parece um bug mesmo.

Até que seja resolvido você pode adaptar esta função para aceitar os acentos e remover os caracteres estranhos.
Colocando ela para ser executada em ajax.

<?php function removeacentos ($trocaracentos) { $ACENTOS = array("À","Á","Â","Ã","à","á","â","ã"); $SEMACENTOS= array("A","A","A","A","A","A","A","A"); $trocaracentos=str_replace($ACENTOS,$SEMACENTOS, $trocaracentos); $ACENTOS = array("È","É","Ê","Ë","è","é","ê","ë"); $SEMACENTOS= array("E","E","E","E","E","E","E","E"); $trocaracentos=str_replace($ACENTOS,$SEMACENTOS, $trocaracentos); $ACENTOS = array("Ì","Í","Î","Ï","ì","í","î","ï"); $SEMACENTOS= array("I","I","I","I","I","I","I","I"); $trocaracentos=str_replace($ACENTOS,$SEMACENTOS, $trocaracentos); $ACENTOS = array("Ò","Ó","Ô","Ö","Õ","ò","ó","ô","ö","õ"); $SEMACENTOS= array("O","O","O","O","O","O","O","O","O","O"); $trocaracentos=str_replace($ACENTOS,$SEMACENTOS, $trocaracentos); $ACENTOS = array("Ù","Ú","Û","Ü","ú","ù","ü","û"); $SEMACENTOS= array("U","U","U","U","U","U","U","U"); $trocaracentos=str_replace($ACENTOS,$SEMACENTOS, $trocaracentos); $ACENTOS = array("Ç","ç","ª","º","°","'","&","@"); $SEMACENTOS= array("C","C","A.","O.","O."," ","E","A"); $trocaracentos=str_replace($ACENTOS,$SEMACENTOS, $trocaracentos); // Habilitar para deixar tudo maiúsculo //$MINUSCULAS = array("a","b","c","d","e","f","g","h","i","j","k","l","m","n","o","p","q","r","s","t","u","v","x","z","w","y"); //$MAIUSCULAS = array("A","B","C","D","E","F","G","H","I","J","K","L","M","N","O","P","Q","R","S","T","U","V","X","Z","W","Y"); //$trocaracentos = str_replace($MINUSCULAS,$MAIUSCULAS, $trocaracentos); return $trocaracentos; } ?>

ou no eventos.

Exemplo:

onbeforeinsert

{OBSERVACOES}=removeacentos({OBSERVACOES});

onbeforeupdate

{OBSERVACOES}=removeacentos({OBSERVACOES});

Também tenho junto a NM pelo e-mail bugs@netmake.com.br aguardando correção, e há outros usuários que aguardam muito mais do que eu, e assim continua!
Também entendo como BUG o que você relatou, e não fiz nenhuma gambiarra até o momento, vou aguardar as correções, pois a gambiarra que fazemos hoje, como ficará amanhã ?
Do que relatamos aqui e no e-mail de bugs@, do qual utilizamos do nosso tempo testando e trocando informação com os nobres colegas daqui do fórum, são poucos os bugs corrigidos, mesmo que haja esforço da NM. Houve um caso que eles corrigiram a “Pesquisar Aplicação” quando assinalado apenas bibliotecas, e depois numa release seguinte voltou a não fazer a referida pesquisa e até o momento, relatei no e-mail bugs@ em 14/jan/14 e até o momento não foi corrigido, é uma pena mas realmente temos sofrido com isto.

Att,

Jocimar

Cara eliminar bugs é tarefa de qualquer programador, não sou o defensor da NM mas acho que você como programador principalmente de ambiente web deve se acostumar com bugs, os navegadores não são padronizados, os padrões web existem mas as empresas dos navegadores ignoram boa parte deles. quanto ao que fazer com as “gabiarras”, penso assim, se o que vc fez esta funcionando então entende-se não é gambiarra é só mais uma forma de fazer aquilo, então mantenha e seja feliz.

Abraço galera…!!

O Exemplo do Alexandre é clássico e funciona, eu não diria que seria uma “gambiarra”! Sei que a ferramenta tem muitos Bugs e esse talvez seja um deles. Muita coisa eu faço no braço porque a ferramenta mesmo com recursos nativos é fraco, por exemplo! Eu não gosto do Container em certas ocasiões, as vezes preciso fazer um mestre detalhe em tempo de execução, ai só vai com Java script, prefiro fazer um iframe e trabalhar o JS nele. Então fiz “gambiarra”? Acho que não. O SC é legal porque ele te deixa você “burlar” essas “deficiências” (Bugs) que aparecem.

Mas é de total responsabilidade a NetMaker resolver isso, visto que faz parte de um processo nativo da ferramenta. Eu entendo perfeitamente o que o amigo flyingbrick esta passando, pois eu já passei muito. E já mandei muitos e-mail’s inflamados para a NM. Mas graças a Deus com ajuda de meus amigos aqui do fórum, consegui contornar 90% desses bugs. A maior força que temos com relação a suporte dessa ferramenta não é o suporte da NM e sim a nossa união.

Permita-me discordar de vc.
Eliminar os bugs de NOSSOS PROPRIOS PROGRAMAS eh tarefa nossa,sim
Conhecer e Contornar as “manhas” do php e sql, evitar e substituir deprecateds, fazer tudo funcionar redondo nos varios navegadores EH TAREFA NOSSA,sim ( e um padrao ignorado nao eh tecnicamente um BUG).
Mas a gente ficar REMENDANDO coisas mal feitas do SC e achar q isso eh normal… tenha a santa paciencia.
Eu REMENDO, GAMBIARRO E RESOLVO.
Mas nao acho isso normal .

flyingbrick,

Concordo com você, mas até o momento não chegamos a um SC estável, mesmo com versões novas!
Há muito a fazer no SC pela NM para chegar a um produto estável, e sem BUG!

Tenho comigo uma relação de BUG’s relatados a NM, e, estou aguardando as correções para voltar as app que dependem de correções, fazer os testes e finalizar!, pois concordo com você, não podemos ficar fazendo gambiarras para amanhã ou depois ter que voltar nas gambiarras e fazer alguns remendos para continuar funcionando, o produto SC têm que ter uma versão estável e confiável nos seus propósitos!

Tenho um ERP para mudar que é muito grande, então vou documentando os BUG’s, e lá no final, caso não tenha sido resolvido os BUG’s aí infelizmente os meios serão outros, pois não é o valor que paga-se pelo produto é as horas trabalhadas com ele!, não posso ficar com um produto semi-pronto por BUG da ferramenta!

Não sei como você está tratando isto, …, mas enfim o SC é excelente e estou dando este tempo para ele ficar estável para não tomar outras medidas no tempo devido!, até o momento algumas situações recebi atenção da NM e não posso reclamar, e no que estiver ao meu alcance para colaborar estou a disposição da NM, mas não fazê-lo ou corrigir aí é outra conversa.

Att,

Jocimar

Muitos ja me perguntaram porque eu não construo uma ferramenta RAD, outros quiseram até patrocinar um projeto desse tipo, acreditando que eu tenho bagagem suficiente para desenvolver tal projeto.

Minha resposta sempre foi: “Tô fora”.

Se voces acham que eh facil desenvolver algo do tipo, sem problemas, sem erros, sem bugs, com inúmeras funcionalidades, para todos os browsers, servidores web, com diversos bancos de dados, não tem noção da realidade. Não estou defendendo nem atacando ninguém.

Aqueles que acham que não eh dificil desenvolver algo do tipo, que disponibilizem um link de uma versão demo de seus sitemas aqui, e coloquem a prova que esses não tem bugs, falhas ou conceitos de funcionamento que atendam a todos gostos.

Devemos alertar sim aos bugs encontrados, devemos sim sugerir melhorias, devemos cobrar um serviço de suporte mais técnico, e de mais qualidade, devemos ajudar com os contornos a situações adversas, mas não acho que temos que atacar a ferramenta que usamos e hoje somos dependentes.

Não li as respostas anteriores por completo, mas esse eh meu depoimento.

Haroldo,

A sua afirmação é tudo que discutimos até o momento!
Houve ataques inflamados, mas também posturas maduras!
Entre os anos 1991/1994 desenvolvi em clipper algo do tipo, onde cadastrava em uma base de dados o que o sistema teria que fazer.
A criação do menu na época tinha opções de INC / ALT / EXC / CONS / REL, e no menu chamava sempre a mesma função, do meu DDA (dicionário de dados ativo), ele lia as configurações e montava o sistema em tempo de execução, pena que deixei para traz acreditando em outras ferramentas, quem sabe teria meu DDA em ambiente WEB, enfim o tempo passou e não o que imaginar no que daria. Na época vendi compartilhei a solução com outros 2 desenvolvedores, e para época é algo diferente.

Então, quanto mais tempo utilizamos o SC mais vamos ficando dependente e com este tempo também procuramos mais estabilidade e confiabilidade, e vou continuar cobrando isto da NM, mas diretamente em bugs@, assim como outros nobres colegas, incluindo também seus posicionamentos quando da ocorrência de bugs e de propostas de melhoramentos.

Entre 2002 a 2012 trabalhei em ambiente caracter com flagship / harbour, cheguei a mudar algumas coisas no fonte do harbour para meu uso, mas no SC não consigo isto e tenho que ficar comunicando problemas ao fabricante e isto como você sabe, é desgastante, mesmo que a proposta do SC seja excelente!, não teria comprado e estaria utilizando se não aprovasse!, mas liberar um ERP em SC com os bugs existentes, isto não é realidade ainda. Neste momento estou revisando as 253 app’s que já gerei nesta conversão, e confesso que após acompanhar este fórum vi que podia melhorar o que já havia feito, porém os bug’s do SC onde deixei anotado ainda permanecem.

Neste trabalho não tenho urgência e vou continuar documentando o que é necessário corregir do SC para depois de estar tudo funcionando, aí sim posso liberar para meus clientes e dormir a noite, assim quando na época que mudei para linux X flagship X harbour.

Conclusão: A Ferramenta SC é excelente, porém é necessário uma versão estável, livre de bug’s. Deixar de lado a preocupação de novas versões, pois a anuidade para continuar recebendo por atualizações isto não deixarei de pagar.

Pessoal,

Meu pensamento é o seguinte: pra haver um SC sem BUGS, só se a Netmake deixar de lançar novas versões e se concentrar única e exclusivamente em corrigir os bugs existentes, pois toda vez que se lança uma nova versão, vem novos bugs, se juntando aos já existentes.

Minha opinião.

Kleyber aí é que esta o problema, eu concordo plenamente com o Haroldo, quem reclama da NM hj não pegou ela a 5 anos atrás como eu e ele a muito mais tempo. Hoje a gente ainda consegue falar com alguém, antes sem chance.

Outra coisa mesmo que NM se empenhe na solução dos bugs (concordo que existem muitos) ela não conseguiria resolver todos, digo isso pelo seguinte, infelizmente tem gente pegando o SC achando que o sistema é tipo mágico (mais uma vez, não estou dando recado pra ninguém) pessoas que não tem nem o mínimo de conhecimento de ambiente web, e vocês podem pegar no fórum, vou chutar mas não acho que estou sendo exagerado mas 70% das dúvidas e problemas reportados são de configuração de server, conceitos de apps web, dúvidas sobre desempenho, linux, banco, etc…etc… resumindo falta de googlear por aí e tentar descobrir a solução ou ao menos já vir aqui com alguma coisa na mão, aí como o cara não conhece bem o ambiente web acha que é bug algo que com uma boa pesquisa conseguiria chegar a uma solução.

Então se for pegar o que é realmente bug nas mensagens veremos que não passam de 5% o resto é configuração de ambiente e o mais clássico de todos, falta de conhecimento de desenvolvimento web.

Prezado Jocimar:
Para que este topico nao termine como tantos outros, com td mundo “lavando a alma” e ao final NADA MUDA, faco uma sugestao direta a voce:
Poderiamos criar um site, por ex.: scriptcase-bugs-and-patches.info
Nele, colocariamos uma aplicacao SC que documentasse os bugs:

data da descoberta
tipo de aplic/ recurso afetado
BD afetado
Instalacao PHP/ server / etc afetado
descricao do bug
Quem 1o. descreveu o bug
data do report aa NetMake
Solucoes temporarias (gambiarra)
STATUS: (pendente/ resolvido)
CLASSIFICACAO: critico (corrompe dados)…/ urgente …
data em q a Netmake resolveu
Versao do SC em q foi resolvido

e outros cpos q podemos criar/alterar depois.

Sei q tem o topico BUGS aqui no SM, mas as vezes o cara tem q ler dezenas de respostas ate chegar ao resultado final (qdo chega).
E, qdo um adm NM diz “VOU REPORTAR A NOSSA EQUIPE DE DESENV DA NM” , pronto: a coisa cai num buraco negro e nao se consegue saber o q rolou depois.
(A nao ser q fiquemos chafurdando nos CHANGELOGS…)

Um site assim evitaria que um usuario (nós) ficasse quebrando a cabeca tentando fazer funcionar um recurso q NAO FUNCIONA.
Simplemente usaria o “patch” enqto aguarda a solucao definitiva.
Tambem daria MAIS TRANSPARENCIA aos bugs e ao esforco q a NM tem feito para resolve-los.

Faco a sugestao a vc, pq disse q ja tem um historico de bugs na caixinha MAS a sugestao eh EXTENSIVEL a todos os demais do forum.
Infelizmente nao tenho tempo p/ desenv uma aplic SC para isso, mas desde ja me proponho PAGAR O REGISTRO e a HOSPEDAGEM do site (sabemos q o custo eh pequeno).

E entao ?
Vc se candidata a fazer o programa e inputar os dados iniciais ???

Risos. Deja vu.

flyingbrick,

É como o Haroldo falou na citação seguinte, ele mesmo já sugeriu de usar o sistema que ele criou, e parou por aí.
O Saulo também colocou bem, o que também já foi discutido, poucas são as postagens que são para o SC, bem poucas mesmo.
Acabará por centralizarmos o serviço da NM em separar o o que realmente é BUG, isto demandará muito mais serviço para atender ao Fórum.
Acredito que este tipo de notícia deveria estar no site do SCRIPTCASE, facilitando nossos trabalhos.

Até uns 2 anos atrás trabalhei pelo menos 17 horas / dia, de segunda a segunda, o que, considerando 8:00 hrs/dia, já estaria com 78 anos de idade, mesmo que falte 33 anos. Há quase 7 meses recuperei os parafusos que perdi até então, infelizmente na coluna!
Hoje acabo por me fiscalizar a trabalhar não mais de 9:00 hrs / dia, e neste período fazer meus estudos para as diversas áreas do conhecimento. Acredito que a NM têm pessoal para focar e se esforçar em atender / resolver os bugs@ relatados.
A proposta do SC como comentei é excelente, mas o que cabe a nós é ajudá-los a “lapidar” o SC, vamos usar de nosso conhecimento e conhecer a fundo a ferramente e partir daí colaborar com toda informação no e-mail bugs@ e assim deixá-los resolver.

Que a força bruta seja de nossos esforços em ajudar a lapidar o SC, pois assim teremos sistemas mais equilibrados, maduros, como esperamos!, mas tudo há um tempo, não é o nosso!

Saulo,

Concordo 100% contigo. Agora o que você disse acaba coincidindo com o que falei, não achas? Toda nova versão do SC agrega novos bugs aos (realmente) já existentes.

[size=14pt]Desculpe. Mas depois de tanto tempo na lista e com tanto déjà vu (já visto, já discutido, já proposto) “tenho que descontrair”.[/size]

Estas coisas que vocês reclamam não são bugs. Discordo totalmente de vocês.
Foram apenas novas funcionalidades não documentadas que vocês e nem eu sabem usar. Por que não frequentaram o curso ou não pertencem ao quadro interno da…

Era para ser um segredo, mas… Usuário já viu né. Futuca em tudo que é lugar.
Ai acha essas coisas que somente o pessoal interno sabe usar e fica falando que é bug.
Sugiro a colocação de uma mensagem de aviso pelo pessoal da …

“Esta macro somente pode ser usada pelo pessoal interno da …
Se você esbarrou ou fez algo que chama esta macro, saiba que fez toda sua programação errada.
Para ter certeza que irá programar direito. Apague a aplicação que acessou nossa macro interna.
Para isto, use format c: no windows ou mkfs.ext4 /dev/sda1 no Linux.
Depois compre um martelo e tente acessar o conteúdo do disco rígido com ele para ter certeza que apagou tudo.
Se você mesmo abrindo o disco rígido com o martelo não tiver certeza que foi tudo apagado.
Leve seu micro para um campo aberto e compre um galão de gasolina. Despeje tudo dentro do gabinete e coloque fogo.
<-- Cuidado risque o fósforo a distância. -->
Depois pegue o que sobrou do seu micro e comece de novo.
A … deseja que voce tenha um bom dia de programação.”

Obs: Como tem doido para tudo! Por favor não façam o procedimento acima sem a presença de uma adulto responsável com mais de 98 anos.
Eu não me responsabilizo pela perda de dados que ocorra sem a supervisão de um adulto responsável.

PS: Sim, estou sendo sarcástico! E isto não representa a minha opinião sobre ninguém do fórum ou sobre a própria netmake. É somente para descontrair. Então trolls de plantão me deem um descanso.

Sim Kleyber com certeza, mas isso é consequência de melhorias ou mesmo modernização de scripts. Por exemplo, a NM implementou o Ajax na navegação das consultas isso é algo simples se fosse um framework voltado para um banco específico, mas imagine um gerador como SC que trabalha com mais de 10 bancos diferentes, o trampo que é fazer uma pequena implementação desta!! Então é inevitável ter bugs, por isso que fazemos nossas migrações aos poucos, testando incansavelmente a nova versão ou update.

Ta, entao ficamos assim:
1- Nao vamos reclamar do agora pq ha 5 anos era pior (a proposito… sera q se nao fosse a suave pressao exercida pelos usuarios, teria melhorado alguma coisa ?? caso a estudar…)

2- Nao vamos incomodar a NM com relatos de bugs pq eh muito dificil integrar toda essa bagaça (…concordo com a ultima parte).

3- Nao vamos fazer uma centralizacao de informacoes sobre bugs/ solucoes pq ja foi tentado antes e deu em nada.

Beleza
Peguemos nossas marretas e continuemos a “lapidar a ferramenta”
“NO-PROBLEMO.”

ps.: ainda bem q a “knowledge base” representada pelas duvidas/respostas aki do forum resolve ou contorna 99% dos perrengues do SC.
Senao…rsrs

Realmente acredito nisto, mas temos que usar de nosso conhecimento, pois não queremos estragar nada!, apenas “lapidar”

Att,

Jocimar

KKKKKK é cara não é bem assim, acho que os bugs devem ser sim relatados e as reclamações tem que continuar em prol de melhorar a ferramenta. Mas como disse e vou repetir, a melhor fonte de informações sobre a ferramenta continua sendo esse forum e isso acontece porque tem pessoas como o Haroldo, Jovito, Kleyber, Cleyton Euler, etc…etc…etc (me desculpem se esqueci alguns) mas é preciso que as pessoas abram suas mentes e pesquisem e pensem pró ativamente porque sem exagero a maior parte das mensagens que são chamadas de bugs são na verdade questões extra ferramenta mais relacionadas a ambiente. O SC é uma ferramenta multiplataforma isso dificulta muito rastrear bugs, aí o fulano vem posta uma mensagem : Bug alguém confirma? e coloca informações minimalistas e espera a resposta. A NM não vai nunca atender casos assim.