Chave única + mensagem personalizada.

Seria ótimo ao criar a regra de chave única a mensagem a ser exibida poderia ser personalizada.
Ex. de chave única.

  1. Chave única = (Nome cliente + CPF) = (Mensagem = Cliente já cadastrado).
  2. Cave única =(documento +valor+ vencimento+cliente) = (mensagem = documento já foi lançado).
    Ao criar essa chave única teria que ter um campo para personalizar a mensagem de cada chave única a ser exibida.

Seria uma forma fácil e didática para personalizar as chaves únicas…

Estou de pleno acordo.

A não personalização das mensagens nas rotinas de “Chave única” em aplicações FORM esta deixando alguns dos meus usuários confusos.

Mensagens do tipo “Erro na inclusão - Registro já existe: usuario_id, contato_id, imovel_id" não dizem nada para eles.

Recebi orientação do SUPORTE, via chat, para alterar os LABELS dos campos, achei a sugestão infeliz, mas apesar de tudo fui alterar e para surpresa minha não adiantou de nada, a mensagem de “Chave única” pega o “Name” do campo e não o “Label na aplicação”.

Sei que poderia criar uma rotina para validar os registros, mais se o SC dispõe de uma ferramenta para tal não justifica a mão de obra para sua elaboração e sim a melhoria da ferramenta hoje disponível.

George Carvalho