Antes de tudo não me leve a mal pela resposta deste tópico, sou hobbista em programação. Grande parte do meu faturamento nao vem disto. Não sei seu nível de conhecimento. Sei que o meu é baixo. Respondi este tópico para mostrar que somente scritpcase não basta para se sair bem no mercado de trabalho como já vi muitos acharem isto neste Fórum. Logo esta resposta não é especifica e unicamente para você Paulo Vaz, mas para ajudar quem está em busca de maior sabedoria na arte da programação. Quem sabe um dia até eu serei sábio nesta área.
Entendam Javascript é uma coisa e PHP outra.
Você não pode chamar um método (biblioteca, função, procedimentos) php de dentro do javascript e vice-versa.
Mas pode chamar um script php e passar parâmetros de dentro do javascript e vice-versa.
Veja isto para ter uma idéia --> http://www.w3schools.com/ajax/ajax_aspphp.asp .
Nele o javascritp invoca um script php e passa parâmetros.
Estes parâmetros são analisados pelo script php que retorna dados “um nome” pelo comando echo para a Linguagem de Marcação de Hipertexto (HTML).
Entenda a WEB é a junção de várias “linguagens”, algumas de programação (dinâmicas) e outras não (estáticas). Como exemplo: html, css, xhtml, xml, javascript, java + tomcat, cgi, phyton, php, asp e etc. Querer que uma entenda a função de outra é como pegar um chinês e dar um manual em português para ele ler. O problema é que este chines nunca aprendeu português e nem tem idéia do que é isto.
Então o que nós programadores WEB e a IDE/Framework Scriptcase fazem é utilizar bastante a passagem de parâmetros entre as diversas “linguagens de programação”.
Sim eu sei! Para quem vem do Delphi, C#, C++,… e nunca teve que usar outras linguagens é estranho. E para quem esta começando agora parece impossível aprender tanta coisa. So que ainda não terminei! Vem o pior de tudo! Chega um momento que ter somente o Scriptcase não basta. É preciso saber pelo menos 50% de tudo o que um navegador pode “mostrar”. Logo, é necessário ser proficiente em : html, css, xhtml, xml, javascript, java + tomcat , cgi, phyton, php ou asp, Rubi… E eu disse proficiente, eu não disse o mestre dos mestres. Apenas tem que saber dar seus pulinhos.
Veja: Você aprende matemática contando nos dedos para depois usar a calculadora e por vezes a cabeça.
Eu comecei com um notepad, alguns manuais de “linguagens” e por vezes um livro. Aconselho a fazer o mesmo no tempo de folga.
Porque se a calculadora falhar ainda tenho meus dedos, se o Scriptcase falhar ou não suprir minhas necessidades eu tenho meu notepad. E vocês tem o que?
Pensem nisto!
Observação: Linguagens de programação é um palavra que me doi o ouvido e é o que a maioria usa, mas entenda-se como linguagem de programação o compilador, as sintaxes e tudo o que for necessário para fornecer instruções ao computador. —> http://pt.wikipedia.org/wiki/Linguagem_de_programação . Eu prefiro o termo linguagem computacional.
Como solução da sua pergunta posso dizer que você pode fazer o método javascript passar parâmetros para seu método php, para isto invoque seu script php (FORM, grid e etc) novamente à partir de seu método javascript. Como fazer? Lição de casa. Mas tem como! Sim é possível e posso dizer pelo menos de duas maneira diferentes às quais terá que descobrir. Abraços e sorte (http://www.w3schools.com/ajax/ajax_aspphp.asp).