Case de Sucesso com Scriptcase V5

A uns 7 anos atrás, acredito logo após o lançamento da V5, fui convidado a desenvolver um sistema para controle de vendas balcão em uma cantina de uma igreja.
O desafio estava em desenvolver uma tela para operação das vendas onde pessoas voluntárias, a maioria idosas operariam o sistema através de uma monitor touchscreen, sem teclado e sem mouse.

Antes do sistema, os interessados em comprar algo na cantina, iam até o caixa onde pediam os produtos, pagavam e recebiam tickets pré-impressos, cada um com o nome do produto adquirido.
As diferenças no fechamento de caixa eram grandes além de que começaram a notar quando do recolhimento dos tickets muitos eram falsificados, ou seja faziam cópias coloridas dos tickets.

Aceitei o desafio em desenvolver uma tela de fácil operação, com layout simples mas que operassem em monitor touch. A impressão dos tickets seria atrávés de impressora térmica, com data e hora para impedir cópias dos tickes a serem usados em outros dias a não ser naquele que foi impresso.

Para performance resolvemos instalar o sistema localmente.

O maior desafio foi ajustar a sensibilidade do monitor de forma que a impaciência dos operadores e a falta de tato pela idade dos mesmos trouxesse uma operação da venda de forma rápida e sem falhas.

Os primeiros testes do sistema segue nesse vídeo:

Em dias de operação, as filas chegavam 200 pessoas e o balcão para entrega dos produtos de 15 a 20 voluntários atendendo. Ou seja, a pressão nos caixas era grande.

Em 3 semanas já tínhamos de um caixa usando o sistema a 4 caixas operando intensamente.

Isso com o Scriptcase Versão 5.

A impressão se dava através de um pequeno aplicativo em xhabour instalado em cada terminal que lia uma pasta no pequeno servidorzinho ( um notebook instalado na mesma redinha de 5 equipamentos) nessa pasta cada terminal lia um arquivo texto destinado ao número do terminal e descarregava na impressora térmica conectada nesse próprio terminal. Simples e muito funcional.

A tela de terminal de venda:

Uma aplicação de controle onde uma entrada de apenas 3 dígitos davam a operação da venda do item. O primeiro dígito de 0 a 9 controlava a quantidade( se 0 a janela quantidade é aberta para quantidades maiores que 9). os 2 dígitos restantes o código do produto (como a cantina só tinha 36 itens de venda idealizamos dessa forma). O código 999 finalizava a venda com o pagamento em dinheiro no valor exato da venda. O código 900 fechava a venda solicitando o valor em dinheiro e/ou cartão informado para cálculo de troco.

Botões para cada produto e fechamento da venda assim como botões com os valores de cada moeda também estavam disponibilizados, existiam aqueles usavam os códigos e existiam aqueles que usavam os botões.

Eis uma demo em funcionamento na v9.3, cujo a conversão por incrível que pareça não apresentou nenhuma falha:

http://infinitusweb.com.br/frentecx

login: cx senha: 123
login: admin senha: admin

Quero agradecer ao @Arquimedes que efetuou a conversão da v5 para v9 gentilmente para mim.

Segue o link para download completo do banco de dados , dos fontes na V9 e do aplicativo xhabour para descarregar na impressora térmica a venda.

Link prejudicado ( um membro aqui (@William.Sandim) maldosamente excluiu, moveu e re-compartilhou itens dessa pasta).
https://drive.google.com/open?id=1zXVIeLwuqR5Ba9_2TR8TJVKc-s1P-o9Y

Link atualizado:
https://drive.google.com/drive/folders/1ZF5WVg8QQd_Qx7GXytO1V4w13s00Z-W8?usp=sharing

** Ao solicitar download aguarde autorização.

11 Curtidas

parabéns, muito bom o sistema, gostei, na versão 2 deu um erro, mas na vs 2 funcionou perfeitamente.

Com certeza vou pegar os fontes :slight_smile:

1 Curtida

Haroldo, voce já fez algo com maquina de cartão de credito? maquina física, não online

tenho um projeto em vista que seria a instalação local, como a que fez, só que o pagamento com cartão de credito, seria um toten de pagamento, tipo auto-atendimento de estacionamento de shopping, só que para pagamentos de mensalidades.

Nunca fiz esse tipo de integração.
Nesse caso só há o envio de dados a impressora.

Haroldo,

Como voce instalou em servidor local, se e servidor linux, voce poderia utilizar o CUPS para enviar para as estaçes pela porta 515 ( se estiver com o windows nas estacoes ). Assim nao depende de um software adicional trabalhando como monitor.
Em alguns clientes, que ainda utilizam meu ERP em linux, com sistema em harbour ( nativo linux ), as impressoes sao enviadas tudo pelo CUPS, diretamente na estacao pela porta 515 ( LPR/LPD ).

Ha muitos anos, tambem tinha alguns clientes que utilizam o sistema nativo em linux ( feito em harbour ), que, ao estar fora da empresa, tambem precisa imprimir localmente. Neste caso, em vez de configurar VPN para enviar as impressoes na porta 515, eu havia criado um programa em C, que capturava a saida da tela do putty.exe, e enviava na impressora, e funcionava 100%.

Todas as máquinas eram windows.
Para facilitar a configuração da rede o aplicativo de spool, facilmente configurável fez bem o papel.
No servidorzinho só ficava o banco de dados.
Cada máquina tinha o apache e php instalado mais o ambiente de produção. Isso deu performance na venda.

1 Curtida

Que projeto legal, dá pra ajudar muitas paróquias com ele.

Parabéns.

1 Curtida

willsandim@gmail.com
Solicitado download

Parabens pela iniciativa.
Só me explica uma coisa. O projeto harbour ainda está ativo com atualizacoes frequentes?

1 Curtida

O executável xhabour não sofreu atualizações mas funciona perfeitamente como foi desenvolvido originalmente.

Grande Haroldo! Parabéns, lembro deste projeto desde o início e muitos aqui, com certeza, já usou partes de suas contribuições que vieram deste projeto. Meus parabéns pela iniciativa. Me inspirou. Em breve farei o mesmo.

1 Curtida

Aroldo ! baixai o fonte rodei no scriotcase 9 a impressão como que funciona? nesse projeto do sistema de vendas quero colocar ele na web .

No tópico inicial relato sobre a impressão

vi que tem esse caminho no terminal ? onde esta esse programa de impressão
???

No zip compartilhado

qual nome dele lembras? já descompactei e não achei…

@dymax, o @William.Sandim removeu o arquivo da pasta (não sei o que leva uma pessoa a fazer isso). Mas estou repondo o arquivo.

Segue o link novamente:
https://drive.google.com/drive/folders/1ZF5WVg8QQd_Qx7GXytO1V4w13s00Z-W8?usp=sharing

solicitei agora aguardando Aroldo

ola Haroldo,
são atitudes como a sua que ainda me faz crer que tem jeito sim… muito obrigado por sua iniciativa.

Djalma
Desenvolvedor de Soluções

Opa o arquivo se encontra lá, Não removi