A uns 7 anos atrás, acredito logo após o lançamento da V5, fui convidado a desenvolver um sistema para controle de vendas balcão em uma cantina de uma igreja.
O desafio estava em desenvolver uma tela para operação das vendas onde pessoas voluntárias, a maioria idosas operariam o sistema através de uma monitor touchscreen, sem teclado e sem mouse.
Antes do sistema, os interessados em comprar algo na cantina, iam até o caixa onde pediam os produtos, pagavam e recebiam tickets pré-impressos, cada um com o nome do produto adquirido.
As diferenças no fechamento de caixa eram grandes além de que começaram a notar quando do recolhimento dos tickets muitos eram falsificados, ou seja faziam cópias coloridas dos tickets.
Aceitei o desafio em desenvolver uma tela de fácil operação, com layout simples mas que operassem em monitor touch. A impressão dos tickets seria atrávés de impressora térmica, com data e hora para impedir cópias dos tickes a serem usados em outros dias a não ser naquele que foi impresso.
Para performance resolvemos instalar o sistema localmente.
O maior desafio foi ajustar a sensibilidade do monitor de forma que a impaciência dos operadores e a falta de tato pela idade dos mesmos trouxesse uma operação da venda de forma rápida e sem falhas.
Os primeiros testes do sistema segue nesse vídeo:
Em dias de operação, as filas chegavam 200 pessoas e o balcão para entrega dos produtos de 15 a 20 voluntários atendendo. Ou seja, a pressão nos caixas era grande.
Em 3 semanas já tínhamos de um caixa usando o sistema a 4 caixas operando intensamente.
Isso com o Scriptcase Versão 5.
A impressão se dava através de um pequeno aplicativo em xhabour instalado em cada terminal que lia uma pasta no pequeno servidorzinho ( um notebook instalado na mesma redinha de 5 equipamentos) nessa pasta cada terminal lia um arquivo texto destinado ao número do terminal e descarregava na impressora térmica conectada nesse próprio terminal. Simples e muito funcional.
A tela de terminal de venda:
Uma aplicação de controle onde uma entrada de apenas 3 dígitos davam a operação da venda do item. O primeiro dígito de 0 a 9 controlava a quantidade( se 0 a janela quantidade é aberta para quantidades maiores que 9). os 2 dígitos restantes o código do produto (como a cantina só tinha 36 itens de venda idealizamos dessa forma). O código 999 finalizava a venda com o pagamento em dinheiro no valor exato da venda. O código 900 fechava a venda solicitando o valor em dinheiro e/ou cartão informado para cálculo de troco.
Botões para cada produto e fechamento da venda assim como botões com os valores de cada moeda também estavam disponibilizados, existiam aqueles usavam os códigos e existiam aqueles que usavam os botões.
Eis uma demo em funcionamento na v9.3, cujo a conversão por incrível que pareça não apresentou nenhuma falha:
http://infinitusweb.com.br/frentecx
login: cx senha: 123
login: admin senha: admin
Quero agradecer ao @Arquimedes que efetuou a conversão da v5 para v9 gentilmente para mim.
Segue o link para download completo do banco de dados , dos fontes na V9 e do aplicativo xhabour para descarregar na impressora térmica a venda.
Link prejudicado ( um membro aqui (@William.Sandim) maldosamente excluiu, moveu e re-compartilhou itens dessa pasta).
https://drive.google.com/open?id=1zXVIeLwuqR5Ba9_2TR8TJVKc-s1P-o9Y
Link atualizado:
https://drive.google.com/drive/folders/1ZF5WVg8QQd_Qx7GXytO1V4w13s00Z-W8?usp=sharing
** Ao solicitar download aguarde autorização.