Captura com vários campos

Olá Pessoal

Tenho a seguinte dúvida:

Um formulario com os campos X,Y,Z, desabilitados. Em vez de preenche-los manualmente, quero clicar num icone que irá abrir um grid de captura. O grid irá consultar uma tabela com os campos X,Y,Z que são chave primaria composta, isto é, a tabela não possui ID.

No grid de consulta eu seleciono um registro, e na sequencia, os campos X,Y,Z do formulario anterior devem ser preenchidos.

Alguem poderia me ajudar a resolver esse problema, e se possivel, mostrando um exemplo de código?

Agradeço.

Chave primária composta? Não é uma boa regra de modelagem.

Não vai conseguir fazer isso usando recursos nativos do Scriptcase.

Olá Haroldo

Embora chaves primárias compostas não sejam muito comuns hoje em dia, elas existem em alguns bancos de dados mais antigos, e ao mesmo tempo, não há qualquer problema de modelagem que impeça seu uso.

O problema não é apenas a chave primária composta, mas os campos que eu quero trazer da captura.

Mesmo que houvesse um ID, ainda assim, a captura não me permite trazer um registro inteiro com todos os campos. A unica coisa que eu obtenho da captura é o ID e nada mais. Assim, se eu quiser acessar outros campos, sou obrigado a refazer a consulta no formulario de origem, exatamente o que eu não queria. Afinal de contas, eu eu acabei de visitar uma consulta com todos os campos que eu preciso, porque eu deveria fazer isso novamente?

Lhe garanto que o SC não trabalha bem com chaves primárias compostas.

O SC nativamente vai retornar apenas um campo (se for uma PK do tipo ID AutoIncrement) no evento ajax onchange desse campo vc pode reler o registro para capturar as demais colunas e movê-las aos campos marcados como desabilitados.

Agora quando a boas práticas de modelagem de banco de dados, a primeira versão de Carlos A. Heuser no livro “Projeto de Banco de Dados” é bastante antiga por sinal e pouco alterada até hoje.
Tabelas que representam Entidades devem ter PK Id Auto Increment.
Tabelas de ligação podem ter PK com campos compostos dos ids das tabelas que ligam.

http://projbd.heuser.pro.br/

https://infinitusweb.net.br/forum/download/LIVRO__Projeto_de_Banco_de_Dados-_Carlos_Alberto_Heuser.pdf

Valeu amigo