Captcha não funciona (não apresenta os caracteres) após publicação - Resolvido

Deparei-me agora com um problema que após a publicação de uma aplicação, tendo como form de acesso o app_login.php, e utilizando o captcha, não aparecem as letras, nem mesmo utilizando o Refresh. Ao clicar sobre o icon que supostamente é onde deveria estarem os caracteres aleatórios o SC envia-me um erro:
Fatal error: Unable to read 17003 bytes in /home/cpcjrbra/public_html/bravasocial/app_Login/app_Login_securimage.php on line 0
Será BUG?

Herberto,

Talvez não. Pode ser a falta do Graphviz instalado no servidor.

Penso que a falta desse componente não esta a interferir, porque tenho uma aplicação com a SCV5 e o captcha esta a funcionar…

Bom dia, Heberto

Como o Kleyber mesmo disse, tente instalar o Graphviz no seu servidor, acredito que seja ambiente linux então segue um tutorial:
http://www.netmake.com.br/knowledge/article-65.html

Caso o problema persista, sinta-se à vontade para relatar o problema para bugs@netmake.com.br, o seu email será analisado e caso encontremos quaisquer problemas, irá ser corrigido assim que possível, obrigado.

Contatei o suporte do alojamento das minha aplicações que se encontram no www.webtuga.pt e informaram-me que:
“Infelizmente não é possível instalar o software em questão (Graphviz ), uma vez que este não se integra com a solução de alojamento que utilizamos actualmente.”
Mas continuo a informar esta comunidade que na versão SC5 esta a funcionar no mesmo servidor.
Outra minha dúvida é a seguinte:
Existe forma no processo de produção desde o meu PC poder integrar esse software (Graphviz )?
Localmente funciona sem problemas…

Boa tarde, Heberto

Estive verificando aqui com o pessoal, realmente você tem que solicitar a biblioteca do graphviz para que o captcha seja exibido. O fato de estar funcionando na versão 5 e não na versão 6 possa ser devido aos ambiente diferentes, php 5.2 para a versão 5 e php 5.3 para a versão 6.

Herberto,

Só fui descobrir agora a noite… no meu caso não é especificamente o Captcha… são imagens gravadas no banco de dados… no ambiente de desenvolvimento elas abrem perfeito… em produção NADA!.

Eu acho que é o Graphviz… fui procurar pra verse estava instalado no servidor e não estava… então suponho que o problema seja o mesmo…

Herberto,

Acabei de testar… Também não mostra o Captcha, ou seja… sem o Graphviz nada que for imagem será visualizada…

Agora a coisa pegou… vou tentar instalar esse miserento.

Como no meu caso foi informado onde tenho o alojamento das minhas aplicações que não irão para já instalar o GraphicsV, sugiro a NM que dentro do SC inclua as rotinas ou librarias necessárias para o funcionamento de por exemplo o captcha para quando efectuar-mos a instalação em servidores remotos, não estejamos dependentes se está ou não o tal software instalado no servidor que venhamos a necessitar para correr determinadas rotinas.
Ou seja seja incluido nos libs do SC.

Concordo plenamente…

Se a funcionalidade é nativa tem que ter tudo certinho.

E o pior é que eu não consegui ainda botar pra funcionar o miserento… acompanhei os passos indicados, pesquisei no google mas não obtive sucesso ainda…

O site da associação não está disponibilizando imagens ainda…

[]´s

pessoal so para constar eu tenho no mesmo servidor rodando php 5.2 solucoes com v5 e v6 ou seja mesmo o v6 exigir o php 5.3 no 5.2 esta indo normalmente inclusive o captcha

Boa Tarde,

Na verdade o problema e na Biblioteca do GD que precisar esta habilitada.

Verifique na diagnosis do ambiente de produção se essa extensão esta habilitada.

Ola novamente
verifiquei através do diagnostic e o GD esta activo… está habilitado com o V, tanto no grupo das Extensions (GD) assim como no Grupo “Environment 2” (GD - 2.0)

Prezados,

Fizemos alguns ajustes no captcha na versão 6.019 nos ambientes de produção. Gere os fontes das aplicações que estejam utilizando captcha e publiquem novamente.

Att,

Caro Yuri,

O problema apresentado pelo Portuga não se restringia apenas aos Captchas… estava existindo em toda apresentação de imagens - Apenas em ambiente de produção (vai entender…)!

Toda vez que o SC vai disponibilizar uma imagem (banco de dados) antes ele salva esta imagem em um arquivo temporário (aleatório) na pasta …/_lib/tmp e, não sei por que cargas d´água, ele não está fazendo isso - só não é por falta de permissão e isso é fácil de ser comprovado - se vc der dois clicks sobre a imagem (quebrada) ele abrirá no modal e/ou se vc clicar com o botão direito sobre a imagem que deveria ser mostrada e mandar o navegador abrir a imagem em outra aba, esse criará outro arquivo temporário aleatório e salvará na mesma pasta tmp, mostrando a imagem - o que comprova que não é por falta de permissão nem que falta a graphviz.

Eu ia gerar um vídeo, mas estou me recuperando de uma enfermidade e não estou conseguindo me concentrar para isso - mas vcs poderão fazer o teste para verificar o que estou afirmando.

Consegui contornar o problema utilizando uma dica de um companheiro daqui do forum (Higor Vaz), fazendo com que a imagem não fosse gravada num arquivo temporário e sim numa variável de memória, conforme o script abaixo.

OnLoadRecord
$varImg=base64_encode({sua_img_no_banco_de_dados});
{imagem} = “”;

Esse contorno resolve perfeitamente o problema das imagens, mas não resolve o Captcha, já que não temos acesso ao código que o disponibiliza.

Façam o teste.

Boas… Recriei as fontes das aplicações que utilizavam o captcha e publiquei, e já está a funcionar a apresentação do captcha.