Hoje tenho pedidos de sistemas com campos extras em que o usuário cria seus próprios campos extras adaptando o sistema com alguns campos usados no ramo de atividade que ele trabalha.
É uma sugestão para o Scriptcase, é possível implementá-la ?
Isto já tem em muitos sistemas de prateleiras, e estou com um projeto em que o cliente pediu este recurso.
Vamos supor que eu tenho uma empresa de venda de Bicicletas, no meu software não tem um campo em que eu possa colocar por exemplo, se existir, o número do quadro da bicicleta, o sistema dentro do formulário de cadastro do produto, terá um botão por exemplo que pegaria o nome do campo, o tipo e o tamanho e já criaria no banco de dados e posicionaria no formulário numa aba por exemplo só para campos extras, já habilitava nas montagens de consultas e tudo mais, não estou viajando, estou aqui diante de um software que faz isto em que estou me baseando a minha resposta.
Este exemplo é bem simples, mas tem muito a acrescentar em diversos ramos de atividades.
Alguns programas de ‘prateleira’ foram proibidos de ter este tipo de campo e editor de relatórios com acesso a SQL por parte do usuário final, seguindo a fiscalização ‘tinham usuários’ usando de má fé para atualizar os seus estoques usando SQL INDIRETA.
Obrigado pela explicação. Uma pergunta: o software que você tem que faz isso é web? Pergunto isso porque a sugestão é boa, porém vejo um lado bom e outro ruim. O bom é a facilidade para o usuário criar novos campos e introduzi-los no sistema; porém isso pode ser prejudicial ao próprio sistema, pois se ele for comercial e se tiver módulos fiscais, a receita não vai permitir esse tipo de abertura.
Bom dia Kleyber, Não, o software que eu tenho aqui não é para Web, ele foi desenvolvido em VisualFox e usamos o Postgree, apenas trafega dados pela Web, por isto que a empresa optou pelo Scriptcase para colocá-lo na Web. Ele não é um sistema comercial e sim um CRM, por isto que citei o caso de vários ramos de atividades, pois este sistema tem acesso livre a todos os ramos.
Quanto a ser proibido pela receita a criação de campos extras em sistemas comerciais para tentar “enganar” a receita, eu não sabia da proibição, já estou a muito tempo na área de transporte e logística e apenas repasso um sistema comercial de um parceiro.
Mais é isto ai, como é uma sugestão, temos que realmente colocar nossas opiniões para que no final todos sairmos ganhando com o conhecimento.