Campos desabilitados ocasionam erro na alteração

Existem alguns campos que apesar de não serem chave, por regra, não gostaria que na alteração fosse possível altera-los.
Por este motivo eu desabilitei estes campos para alteração.
Ocorre que são campos obrigatórios e quando o usuário vai alterar o registro, todos os campos desabilitados são reconhecidos como sem valor pelo scriptcase, isto é, os valores que estão aparecendo nos campos na tela, não são reconhecidos, causando erros.
Alguém sabe alguma solução para este problema?
Como paliativo eu estou guardando os valores dos campos desabilitados em variáveis e colocando os valores novamente nos campos desabilitados no evento beforeUpdate.

Os campos chaves PK, deixe eles normais mesmo, o próprio SC bloqueia eles após a Inclusão, por padrão no SC chaves Primárias não podem ser alteradas.

e quanto aos demais? O que posso fazer?

Se não for chave Primária, e você não quiser que o usuário altere, eles marque eles como Label ou Desativar Campo Alteração, ai o SC vai bloquear a alteração deles.

Este é o problema.
Eu marco para desabilitar e o scriptcase tenda atualizar os dados dos campos desabilitados com valores zerados no banco de dados.

Exemplo: se tenho um campo cod_estab que tem o valor de tela igual a 1.
O scriptcase considera que o valor é “”(branco) pois o campo está desabilitado.

Agora se eu marcar como label eles não conseguirão colocar valores na inclusão.

É para desabilitar o campo somente na Atualização ai eles podem usar na Inclusão normalmente.

é isto mesmo que eu faço, porém, quando vou alterar um registro, os campos desabilitados tem os seus valores desconsiderados pelo scriptcase, gravando os valores em branco.
é como se para o scriptcase campos desabilitados não tem valor e mesmo assim são considerados para atualização (update).
Os certo seria na minha visão, o scriptcase não atualizar os valores destes campos no banco de dados, porém, atualiza com valores em branco.

Fiz o teste criando um novo formulário único registro em uma tabela de testes que tinha aqui usando a versão do SC 9.007 e ele esta normal, marquei para
desabilitar o campo em somente atualização, modifiquei o endereço do cliente salvei, fechei o formulário e abrr novamente e ele não perdeu a Razão Social,
neste caso passe sua configuração e versão que esta usando do SC, relatando o problema para: bugs@netmake.com.br

Tela do teste que fiz:

O antigo problema com campos desabilitados continuam na release 9.6.007.

Aqui na 9.6.007 qualquer campo marcados como ‘label’ estão normais, mantendo e guardando
novos valores:

image

Não uso totais como ‘Read-only’:

Eu disse campos desabilitados e ou utilizando a macro sc_field_disable.

Como label funciona sim, mas em alguns campos quero fazer a questão do uso do disable.

Infelizmente eu estou sendo vitima do mesmo problema com os campos desabilitados que recebem valores calculados nos eventos ajax e quando tento salva-los o Scriptcase não reconhece os valores dos campos. Deveria ter uma opção de salvar o valor dos campos, mas que eles permaneçam desabilitados para digitação do usuário. Tá complicado assim. V9.6.011.

Isso ainda está.em correção.
Teremos que esperar.

Pessoal, deixo aqui uma ‘solução’ para o problema dos inputbox que estão desabilitados e quando tenta-se grava os seus valores no BD o Scriptcase 9.6.011 acusa um erro de falha na gravação dos Dados. Ontem a noite fiquei até tarde pensando como contornar essa situação em 06/07/2021, pois não queria que meus campos fossem transformados em Label de exibição(esteticamente para o meu formulário não ficava bem), que impediria também do usuário interagir com o campo e ‘resolveria’ o problema. Bom, o problema inicial é como gravar o valor de um campo desabilitado (no modo inclusão / alteração) que não permite a interação do usuário via teclado (esteticamente o efeito é bom), sendo que esse campo recebe um certo valor através de uma atribuição ocorrida em um evento Ajax. No entanto, após atribuição, quando tenta-se salvar o valor do campo na base de dados , na inclusão ou na alteração, ocorre um erro e o valor do campo é perdido e ou não é reconhecido como válido. Agora a ‘solução’ para esse problema: 1o. Criei campos virtuais para espelhassem os valores dos campos reais. 2o. Ocultei os campos reais na opcao Campo Escondido -> Ligado e coloquei todos no final do formulario. 3o No onload do formulario atribui o valor dos campos verdadeiros para os campos virtuais(que serão exibidos no lugar dos campos reais). 4o Desabilitei todos os campos virtuais para o modo inclusão/alteração na opção desabilitar campo.(Assim o usuario não pode interagir com o campo). 5o. Criei os eventos ajax para os campos virtuais obterem os respectivos valores calculados desejados. 6o. No evento OnValidate passei os valores dos campos virtuais para os seus respectivos e correspondentes campos reais. Com isso ‘resolvi’ essa questão dos campos desabilitados receberem valores e os mesmo serem gravados no BD. Mas espero que a NetMaker de o seu jeito e ajuste isso, criando mais uma opção de campo para Desabilitar o campo e permitir a gravação do seu valor atribuído por outros meios como o eventoAjax. Espero ter contribuído para o forum e ajudar a quem bater de frente com esse problema. Um forte abraço e Saúde a todos.