Campos calculados

A “novidade” hoje são campos calculados!
Tenho uma aplicação extremamente simples, que tem alguns campos que são meramente informativos e calculados. O usuário informa o tipo de cálculo, e o preço unitário do serviço é exibido, e em seguida informam a quantidade de cálculos. Ex.: tenho um campo de preço de um serviço e outro com quantidades desse serviço. Pra saber o subtotal, multiplico um pelo outro e tenho o resultado. Depois aplico um possível desconto, em valor ou percentual, e obtenho outro campo calculado, o TOTAL. Se o o cliente pagou um valor parcial, o aplicativo calcula o SALDO A RECEBER.

As questão são:

1. Quando tento inserir um registro e encontro um erro no OnValidate, o post foi feito, e um refresh ocorre, mas os campos calculados não são “recalculados”, mesmo tendo forçado a chamada da function em praticamente todos os eventos possíveis.

2. Quando insiro sem erros na validação, o insert é feito no banco, e o registro retorna do refresh em modo de EDIÇÃO agora, e mesmo assim, os campos calculados não são recalculados, permanecendo zerados.

Sistema%20de%20Protocolo

Alguma sugestão?
Valeu

Marcio!