Campo Totalizador

Olá colegas,

Tenho uma consulta que possui três campos de valores com totalizadores, mas a terceira coluna é calculada a partir dos valores da primeira e da segunda coluna.

Sendo assim, claro que o total da terceira coluna fica errado, mas eu gostaria de mostrar o resultado desta coluna fazendo o mesmo calculo que eu faço linha a linha no momento da totalização.

Tem como eu mudar (forçar) o valor da totalização deste campo?

Eu tentei mudar nos eventos correspondentes “onGroupBy” de cada campo fazendo o calculo com os campos correspondentes “_sum”, está fazendo o cáculo mas o valor mostrado na consulta continua sendo a soma da coluna.

Obrigado

Ricardo

Com o sql assim:

coluna1, coluna2, (coluna1 + coluna2) as soma

Não funciona?

Agradeço você ter respondido, mas não é bem isso o que eu quero.
Na verdade eu quero mudar o valor de um determinado total na quebra.

Já sei a resposta:

no evento da “Quebra” OnGroupByAll deve ser colocado o seguinte:
Ex.:
{sum_quebra1_coluna3} = {sum_quebra1_coluna1} / {sum_quebra1_coluna2};

Supondo que sua 1a quebra seja estado e a coluna3 seja taxa, então ficaria assim:
{sum_estado_taxa} que corresponde ao valor total da quebra1 (ex: estado) do campo “coluna3” (taxa)

{sum_estado_taxa} = {sum_estado_valor1} / {sum_estado_valor2};

Se dentro desta quebra vc tiver uma quebra por cidade por exemplo, basta substituir:
{sum_cidade_taxa} = {sum_cidade_valor1} / {sum_cidade_valor2};

Abs

Ricardo

Estava passando por um problema parecido com esse, resolvi assim:

fiz uma qrid:
SELECT
entrada_detalhe.ID_PRODUTO,
entrada_detalhe.PRODUTO,
SUM(entrada_detalhe.QUANT_SAIDA) AS SAIDA,
SUM(entrada_detalhe.QUANT_ENTRADA) AS ENTRADA,
produto.PRECO * produto.SALDO AS SUBTOTAL // esse era o problema não totalizava na grid vinha um valor errado, dai tirei esse campo e criei o campo subtotal no scriptcase, dai fui no Evento onRecord e pra fazer a multiplicação do campo {SUBTOTAL} = ({produto.PRECO} *{produto.SALDO}); ai sim ele TOTALIZOU CERTO
produto.ID_PRODUTO,
produto.PRODUTO,
produto.PRECO,
produto.GRUPO,
produto.SALDO

FROM
entrada_detalhe,produto
WHERE
produto.ID_PRODUTO = entrada_detalhe.ID_PRODUTO
GROUP BY
produto.ID_PRODUTO

Pessoal, sou novo no forum.

Estou precisando de um auxílio para criar um banco de dados que possa controlar um estoque simples de produtos de vestuário, no ramo de comércio.

Alguém aí pode me ajudar?

Estou quebrando muito a cabeça com as consultas do Access. Até agora consegui fazer uma consulta que retorna a o estoque, caso exista apenas uma compra de produtos do fornecedor e uma venda para um cliente. Caso eu faça duas compras do mesmo produto, a quantidade não comprada não soma. Caso exista duas vendas do mesmo produto para um cliente, as vendas também não são somadas. Desta forma, a cada reposição de estoque de um produto aparecerá sempre em uma nova linha na consulta. Eu não sei se consegui explicar de forma correta. Por favor, ajudem!

Valeu aí.