campo sem edicao pelo usuario, mas fica visivel, mas bloqueado para edicao

preciso incluir os dados em um campo via ajax mas o usuario não pode atlerar ele. consegui pegar o dados via ajax mas fica editavel ao usuario, o que posso fazer para não ficar editavel pelo usuario???

Boa tarde! Na configuração dos campos, você pode desabilita-lo.

se eu desativar no controle ele não grava na inclusao o valor que eu quero, mas deixa o usuario alterar o valor

Sua aplicação é um formulário ou controle? Se for formulário, vc vai deixar desabilitado apenas para atualização.

mas seu desabilitar para atualizacao o campo ainda continua editavel ao usuario. o usuario so pode ver ele não pode editar ele

Olá,

Deixar o campo como label, não atende ?!
Têm a opção também de deixar escondido, ou até de mudar o campo para deixar como “campos não mostrados”

Desabilitar um campo, significa desabilitar a funcionalidade dele, ou seja, o usuário vai poder ver mas não vai poder editar. Acho que vc está fazendo algo errado aí. Pelo que entendi, vc quer desabilitar esse campo só na hora que seu formulário estiver em modo de atualização. Se estiver em modo de inclusão, vc pode mexer no campo. Se em nenhum dos modos puder fazer isso, desabilite para inclusão e atualização.

Sugiro que dê uma olhada nesses links:

https://forum.scriptcase.com.br/index.php/topic,13927.0.html

https://www.scriptcase.com.br/tutoriais/

A questão é como ele pega esses valores via ajax.
Não é evento ajax do próprio campo (se este esta desabilitado) deve ser em um evento ajax de outro campo.

Não, o que ele falou aqui, na mensagem acima é que ele já consegue pegar os dados via ajax. O problema é que ele não está conseguindo deixar o campo desabilitado para que o usuário não possa editar.

e isto mesmo, o campo sera preenchido automaticamente pelo sistema, sera um codigo com letras, o usuario não pode alterar nem na inclusao e nem na alteração. Exemplo codigo: TES001, sera a incial do cliente que pega no cadastro do cliente, e um contador do nr do proximo processo deste cliente

Jóia, então vc precisa desabilitar para inclusão e atualização, como falei. Aí ele não vai estar editável em nenhum momento.

Então não procede o dito aqui.

Cara, seja mais claro!! O que não procede?

Isto não procede, “Cara”.

[/quote]
Não, o que ele falou aqui, na mensagem acima é que ele já consegue pegar os dados via ajax. O problema é que ele não está conseguindo deixar o campo desabilitado para que o usuário não possa editar.
[/quote]

1 Curtida
Já que não procede, então explique. Pq o que o nosso colega quer é desabilitar o campo

Gente, pra que complicar as coisas. Se ele já consegue obter o valor que precisa no campo (seja qualquer maneira) e o mesmo fica disponivel pra edição, basta adicionar no onload

sc_field_disabled(“CAMPO”);

Que vai resolver o problema proposto

1. O Colega, originador do tópico, não específica o tipo de campo.
  2. Deixar Readonly libera a edição do campo quando da inclusão.

Sugiro: Em exibição: Desativar ReadOnly.

No evento onScriptInit:

sc_field_disabled(“Campo”);

• A pergunta é subjetiva e as respostas confusas aí vira uma bagunça mesmo.

Boa.
Juntos respondemos.

Respostas confusas??? Sério mesmo??? Eu simplesmente respondi o que era a dúvida dele. Entrar na configuração do campo e desabilitar em vez de ficar criando código. Mas essa sugestão é correta também.

Thyago, você tem que ter a sensibilidade de perceber que o Colega é iniciante no Scriptcase e isso muda a forma de responder à ajuda.

Escrever o código as vezes é o meio mais fácil para o entendimento.

1 Curtida