Campo Select mostra código em vez da descrição

Não tenho certeza de que é um erro mas não achei nada estranho no formulário e acho que é por causa da ferramenta. O caso é o seguinte:

Tenho uma aplicação com um formulário mestre e dois detalhes. O primeiro detalhe é um grid editável de endereços e o segundo um grid editável de contatos. A grid de contatos tem um campo select onde lista os endereços que existem na grid de endereços.

Na primeira vez que eu entro nesse formulário o campo select mostra corretamente a descrição do endereço. Porém, se eu edito o registro da grid e dou atualizar, me mostra em vez da descrição do endereço o código dele. Se eu tento editar outra vez esse registro o campo select mostra uma lista vazia e se eu dou atualizar ele retorna a mostrar a descrição do endereço que foi escolhido na última vez.

O lookup de edição do campo select está assim:

SELECT id, endereco
FROM enderecos
where empresa_id = {empresa}
ORDER BY endereco

A empresa é o campo de chave estrangeira que vem do formulário mestre. Gostaria de saber se é mesmo um bug ou se existe alguma outra forma de fazer essa função de filtro de um campo select segundo o registrado em outro formulário detalhe.

Tentou no a opção do campo de "Exibir valor original e lookup "

Tentei, se eu coloco a opção “Exibir valor original e lookup” ele mostra direito. Porém depois de editar o campo e clicar em atualizar a descrição do endereço some deixando só o código do endereço como por exemplo “35”.

Não poderia colocar um campo ao lado somente para exibir a descrição, assim ficaria o codigo e a descrição.
Na inclusão você esconde este campo.

Então o problema é que quando o campo é do tipo texto, não tem a opção para desabilitar “Exibir valor original e lookup”, essa opção aparece apenas em campos SELECT,CHECKBOX,RADIO, também sofro com esse tipo de problema.