Campo porcentagem

Pessoal, como usar campos do tipo porcentagem?

Estou usando MySql, lá na tabela de Produtos eu criei um campo chamado desconto_maximo como tipo DECIMAL(10,2). Quero usar este campo para armazenar porcentagem e minha dificuldade está em escolher (no formulário) o tipo de dado porcentagem.

Como vocês andam resolvendo isso? Estou usando o scriptcase 6.

Boa tarde,

Sou novato por aqui, mas pelo pouco que analisei não consegui adicionar o campo do tipo porcentagem.
No meu teste aqui fiquei com duas opções:

• Deixar como decimal e adicionar o simbolo (%) no label do campo;
  • Deixar como moeda e não mostrar o simbolo de moeda.

Será que é a única forma?

É complicado deixar um campo assim sem qualquer tipo de máscara, pois tem usuário “burro” que digita 0,1 achando que é 10% ao invés de digitar 10,0.

Será que tem como mascarar o campo?

Você só quer permitir valores inteiros? de 0 a 100?

De certa forma é uma solução, mas pode existir 5,6% por exemplo, então inteiro não seria uma boa idéia, mas limitar de 0 a 100 é uma boa sugestão.

Se a solução de inteiro servir para você, então você pode alterar o tipo de dados do campo porcentagem para int(nem precisaria do inte para um intervalo tão pequeno 0-100, porém como não sei qual é o seu SGBD logo int tem em todos, mas dependentem um tipo tinyint no sql server que atenderia) e o scriptcase já vai reconhecer como número e se não puder mudar na base você pode só trocar o tipo no scriptcase. Se quiser manter o tipo decimal então é do jeito que o Rafael disse colocar % no label e limita as casas decimais para quanto você quiser.

Guariba,
A melhor solução é a apresentada por rafael.naves:

Ah, um coselho: não queira desenvolver sistema a prova de usuário “burro”. Você simplesmente não vai conseguir :smiley:

Grande abraço,

Allan Medeiros