Campo "null" no Formulário <RESOLVIDO>

Bom dia!

Sou novato no SC e estou com um problema, que deve ser simples de resolver:

Preciso incluir numa tabela um campo, chave estrangeira que, conforme uma condição imposta pelo operador, pode ser “null”.
É um campo “SELECT”, e´já coloquei “Título/negação” = “S” e “Valor Negativo” = NULL. Dá um erro, desta chave estrangeira ao incluir no banco.

Já acrescentei no evento onBeforeInsert {campo} = “null” e {campo} = null, também deu o mesmo erro.

Também não posso colocar no BD Insert porque o campo pode não ser “null”.

Meu BD é o Mysql, no Windows.

Quem puder me ajudar, agradeço!

Celso,

Uma chave estrangeira não pode em hipótese alguma ser null. Crie um atributo para esse caso na tabela principal e faça então a gravação na tabela secundária.

Na verdade no Mysql o campo chave estrangeira pode ser null ou coincidir com um registro na tabela filha. O que não pode é o valor da chave estrangeira não existir na outra tabela.
Vc pode enviar a mensagem de erro?
Tente isso:
Na configuração do campo, coloque Usar Título/Negação = SIM, coloque um título e deixe o Valor Negativo em branco.
Ainda na configuração deste mesmo campo, coloque Valor no Banco de Dados = Nulo para inserção e atualização.
Boa sorte.
[]s

Não custa nada lembrar um detalhe: neste seu caso, o campo chave estrangeira não pode ser NOT NULL no banco ;-))

Allan,

Sua sugestão atende perfeitamente quando o campo é “null”.

Mas, como te disse, neste formulário, uma informação do usuário é que define se o campo vai ser “null” ou não. E colocando " Valor no Banco de Dados = Nulo para inserção" o campo SEMPRE será incluído como null.

O que não estou conseguindo, no SC, é controlar a atribuição ou não do “null” ao campo.

Estou, por enquanto, propenso a criar 2 rotinas, ou “quebrar o galho” atribuindo um valor válido qualquer e depois regravar altarando o campo pra “null”.

Mas por enquanto valeu!

[]s

Celso,