campo do tipo select retorna sempre o valor 0(zero)

Boa tarde,
Estou precisando muito da vossa ajuda.

Tenho um campo do tipo select em que o lookup é automático e a chave é do tipo INT(11), o sql de lookup automático é esta “SELECT salas_id, salas_des FROM quest_salas ORDER BY salas_des”, acontece que o campo em edição é carregado corretamente mas o valor que é colocado na Base de Dados é sempre 0???
Já refiz o formulário e dá sempre o mesmo erro.
A solução que arranjei foi colocar um campo do tipo número com lookup de consulta e validação. Mas não acho que fique um bom interface!

Alguém iluminado pode-me dar uma ajuda?
Obrigado desde já
João

SELECT salas_id, salas_des FROM quest_salas ORDER BY salas_des

Ele vai pegar o valor de “salas_id”… Se esta salvando com zero o problema deve esta no banco.

Não consigo achar o problema, não vejo nada diferente no Banco, ambos os campos são do tipo Int(11)?
Reparo que o valor de retorno quando inclusão retorna correto (salas_id), mas em edição retorna sempre o 0.
Já criei um projeto novo só com este tipo de situação, e tenho sempre o mesmo problema.

Isso pode esta ocorrendo por vários motivos.
A tabela principal pode não esta relacionada com quest_salas ou a tabela quest_salas esta com os campos vazios.
Em alguns casos é recomendado o uso do Usar ‘Título/Negação’ em Lookup de Edição marcado como isso e informado um valor que não esteja no bando tipo Título =‘Descrição’ e Valor negativo=999, ai no onAfterInsert do formulario vc colocar esse codigo,

if ({campo_do_select} == 999) //
{
sc_error_message(“Informe um valor”);
}
Assim o usuario é obrigado a fazer uma varredura na tabela quest_salas e informa o valor que vc deseja.
outra Solução seria no evento on load vc ja colocar um valor especifico para iniciar caso o usuario não informe outro valor, esse seria lançado no momento do cadastro.codigo:

{campo_do_select} = 1;

Espero te-lo Ajudado.

Att Arquimedes

Obrigado Arquimedes,

Acho que já resolvi o problema, o campo que recebe o valor do lookup, tinha o nome “item”, mudei o nome para “aitem”, e ficou resolvido, pois já recebe o valor do lookup.
Se alguém puder testar o mesmo, ter um campo com o nome item que recebe o valor de um campo select ambos do tipo Int(11), e ver se dá o mesmo erro. Parece-me ser este o problema (O nome do campo que recebe o valor do select ter o nome “item”).

Obrigado por tudo