Campo do tipo select com Where, não carrega registro selecionado na edição

Bom dia Amigos, venho postar aqui uma dúvida muito simples, mas que não encontrei como fazer no SC. Quem sabe os amigos que tem mais tempo possam me auxiliar.
Eu tenho uma tabela aonde eu guardo imóveis:
id - descricao - status

Em um campo do tipo select eu trago somente os registros com status 1, ou seja os não locados. No momento em que eu vou editar a proposta, o select está vindo sem descrição pois o select só busca os que tem status 1. Gostaria que ele mostrasse a descrição desse item mesmo estando com status 2. Alguém já passou por algo parecido, que possa me dar uma luz, sei que é uma dúvida bem simples, mas não consegui achar uma saída simples.

Att

Raphael bom dia,

Não entendi bem tua dúvida… os registros com status 1 não tem descrição mas os registros com status 2 tem descrição? Podes detalhar melhor tua dúvida?

Amigo,

Vou tentar ser mais claro, não sou muito bom com as palavras :slight_smile:

Eu tenho um form aonde faço a proposta de vende de um imóvel. Nesse form existe um campo do tipo select (imóvel), e nele eu estou listando somente os imóveis que não estão vendidos ou em proposta, no caso status = 1 ( SELECT id, descricao FROM imovel WHERE status = 1), ao gravar mudo o status para 2.
Depois que eu gravar a proposta, e retornar a grid, caso eu venha querer revisar a proposta, e tente editar esse form o campo imóvel fica sem a descrição. Creio que seja pelo motivo de estar buscando só pelo status=1 e como ele está com status 2 não mostra. Dessa maneira tenho a impressão deu que não há um imóvel nesta proposta.

Não sei se dessa maneira consegui ser mais claro.
Obrigado pela atenção amigo

Eu passei por isso …
a solução e liberar todos os items sem where…
y controlar no evento onchange de cada elemento (este evento deve ser criado para cada um) para ver si ele pode ou não pode ser selecionado…
Eu sofri isso com um mestre detalhe com produtos onde poderia ter produtos desativados, quando se recuperava um registro que tinha ese tipo de produto desativado carregado, não trazia a descrição…

mais si alguém ai tem outra ideia para solucionar isso bem vinda :slight_smile:

Bom, entendi o problema e assim rapidamente me ocorreu de criar mais um campo, pra que houvessem algumas condições:

Campo 1 Campo2
À Venda Aberto
Em proposta Aberto
Em proposta Fechado
Vendido Fechado

Ou seja, só sairia da tua tela quando a proposta estivesse fechada ou a venda fosse concluída.

Não sei se me fiz entender…

Bom dia

Obrigado Amigos, deu para entender sim… vou tentar aqui.