Campo detecta que nao estar cadastrado no sistema

o que eu estou tentando fazer é que ao digitar o numero do telefone caso ele nao esteja cadastrado na tabela TELEFONE aparece o formulario de cadastrar telefone ou vincular aquele telefone a um cliente

Ola tenho um campo CODIGO_TELEFONE que dentro da tabela VENDA estou utilizando o tipo de campo numero auto-complete no CODIGO_TELEFONE. e uma funcao php

sc_lookup(dataset,“SELECT telefone
FROM telefones
WHERE telefone= ‘{telefone}’”);

if({dataset}[0][0] != {telefone})

{
sc_error_message(“Telefone nao Cadastrado no Sistema-- fazer funcao para aparecer o formulário de cadastro de telefone”);
sc_set_focus(‘telefone’);
}
if({telefone} == {dataset}[0][0])
{
sc_error_message(“mensagem para teste - fazer funcao deseja vincular esse numero a um cliente”);

}

Atenciosamente Arquimedes

Arquimedes, boa tarde,

Veja se entendi certo: cria um form cadastra_telefone (por exemplo, já na tabela de telefone do banco), recebendo a variável global [telefone_cadastro].
No evento ajax onBlur do campo telefone, cloca assim:
sc_lookup(dataset,“SELECT id_telefone FROM telefones WHERE telefone= ‘{telefone}’”);
if(empty({dataset}))
{
#não tem cadastrado, abri o form para cadastro#
sc_redir(cadastra_telefone.php, [telefone_cadastro]={telefone});
#No form cadastra_telefone, atribui a variável global ao campo respectivo da tabela no evento onLoad e realiza a inclusão normalmente#
}
else
{
#não estou tratando se foi retornado mais de 1 registro, do contrário, é só usar um foreach()#
$id_telefone = {dataset[0][0]};

#telefone existe, verifica se está vinculado na sua tabela com o cliente#
sc_lookup(dataset1, “SELECT adequado… WHERE id_telefone = $id_telefone”);
if(empty({dataset1}))
{
#não está vinculado, cria o form vincula_telefone recebendo a variável global [telefone_id] e vincula no campo correto do form#
sc_redir(vincula_telefone.php, [telefone_id]=$id_telefone);
}
else
{
#já esta vinculado, faz alguma outra coisa#
}
}

Acredito que seja isso.

Obrigado,
Daniel D Santos.

utiliza o evento ajax onchange do campo para verificar a existência, caso não existe habilite uma botão para inserir o próprio valor do campo na tabela.

eu tenho uma tabela VENDA que tem um campo do tipo int como foreign key ou com uma ligação de um para muitos com a tabela telefone,
eu utilizo o campo telefone da tabela VENDA com o tipo numero auto-complete, o que eu gostaria eu caso eu digita-se um numero que não estivesse cadastrado na tabela telefones que tem apenas dois campos codigo e numero_telefone, ainda dentro do campo numero autocomplete desse para aproveitar o numero digitado para cadastrar dentro da tabela telefone.

Não sei se estar correto a montagem do banco mais ficou assim, caso alguem possa me ajudar eu agradeceria.

Atenciosamente Arquimedes

Se eu entendi, você pode colocar no evento ajax onchange do campo, para direcionar para a aplicação de cadastro e passa o que tem nesse campo como parâmetro.