Campo Decimal com muitas casas decimais

Eu preciso criar um campo decimal que suporte o seguinte
GGG°,MM’SS.SS", ou seja transformar um angulo, por ex 145,234502456 em 145° 23’ 45,025", so que dois obstáculos, rss

1. mysql nao aceita decimal(M,D) onde o D>M não é aceito configuro para M e D = 10 ai passa pelo Mysql e nao passa pelo scriptcase, nao consigo digitar no campo. Tenho que ter a liberdade de fazer decimal(3,10)

2. seria a mascara, qeuria tirar a primeira virgula e so colocar virgula nos segundos, mas so para a mascara, e nao para o angulo.

Obrigado a todos

Edivaldo,
Ainda estou pensando na sua questão anterior.
Agora creio que para geolocalização o melhor banco será o PostgreSQL com PostGis.
Veja este pequeno exemplo:
http://mundogeo.com/blog/2007/09/30/explore-os-recursos-do-postgis/
Em nosso servidor eu já coloco o PostgreSQL com suporte ao Postgis já pensando nos clientes que precisem fazer cálculos com geolocalização .

Eu armanezaria em dois campo. Um varchar e outro int.
O varchar formatado e o int no after upadte para fazer os cálculos, se tiver.

Sim o Eduardo Freits do MundoGeo havia falado sobre este banco, ele trabalha voltado ao GIS, que trata de forma ampla as areas locadas.
No meu caso, este estudo é para gerar o laudo de verticalidade em estruturas como Poste , torres edificios.
Trabalhando com coordenadas planas que nao levam em consideração a curvatura da terra.

Obrigado pela dica.

Felipe vavia pensado em usar ate 3 campos, o que aumentaria a linha de programação pois teria um campo para Graus (GG) minutos(MM) e segundos (SS)
É que vou passar do EXCEL para o PHP e o processo (formulas) sao enormes, mas vou fazendo funções para os dados repetitivos.

Grato