Campo auto-incremento Personalizado - Como fazer

Olá pessoal sou novo aqui no Scriptcase já programo um pouco de PHP mas estou um pouco perdido.

Preciso compor um campo auto-incremento de nome (prontuario) com os seguinte dados {ano} + {numero sequencial de 4 posições}
Exemplo:
160001
160002

tenho uma tabela: sequencia ano com os campos
ano
sequencia

onde gostaria de buscar essa informação e inserir na tabela que contém o campo auto-incremento de nome (prontuario).

Vc pode concatenar colunas no select do campo auto complete

Então mas como eu insiro esse campo concatenado dentro do auto-incremento do SC? De forma que ao cadastrar um registro ele busque o contador busque o ano concatene e grave o registro.

no sql do campo auto complete

algo mais ou menos assim:

select concat(right(year(data),2),right(concat(‘0000’,id),4)), descricao from tabela

É possível programar o insert da forma que eu quiser em um botão do SC ?

sim, mas seria melhor especificar mais as ações desse formulário para que nossas sugestões sejam mais eficazes.

Seria um formulário de cadastro de ALUNOS onde eu preciso cadastrar um aluno novo no entanto a escola utiliza por padrao criar o prontuário do aluno com o ano + numero sequencial. O que eu quero é controlar esse processo, pois para cada ano letivo tenho um numero sequencial que é usado juntamente com o ano letivo esse campo prontuario seria a chave primária da minha tabela.

esse sequencial zera ao iniciar o ano?

porque vc busca essa chave em um campo autocomplete?

Esse prontuario é criado nesse formulario?

O Cadastro do dicente já é existente? Qual a chave de acesso se for?
Se não, todo ano recadastra todos os dados do dicente na matricula?

Tenho uma tabela que armazeno o ano e o numero atual da sequencia. Preciso pegar esse número mais o ano relacionado e criar um prontuario exemplo ano= 2016 + sequencia 10 = 160010.

Essa tabela tem um registro para cada ano letivo:
ano sequencia
2016 10
2015 218
2014 208

e a cada nova matricula eu pego o ano letivo que o usuário está matriculando o aluno e crio o prontuário para aquele aluno.

Uma vez feito o cadastro do aluno ele não vai mais ser recadastrado o prontuário é uma referencia para escola saber em que ano aquele aluno se matriculou pela primeira vez e a sequencia determina quando um aluno fez a matricula facilitando assim saber qual aluno fez matricula primeiro.

Muito bem, vamos lá.

Em seu formulário no evento onbeforeinsert coloque o código:

$_sel='select ano, sequencia+1 from tab_seq where ano=year(current_date)´;
sc_lookup(ds,$_sel);
if (!empty({ds})) 
{
    {rm}=substr($ds[0][0], -2). str_pad($ds[0][1], 4, "0", STR_PAD_LEFT); 
    $_upd='UPDATE tab_seq set sequencia=sequencia+1 where  ano=year(current_date);
    sc_exec_sql($_upd);
}
else
{
     $_ins='INSERT INTO tab_seq  (ano, sequencia) VALUE (year(current_date), 0)';
     sc_exec_sql($_ins);
}

onde tab_seq é o nome de sua tabela de sequencias salvas por ano e {rm} é o campo em sua tabela principal do seu formulário para o registro da matricula.

Obrigado pela ajuda Haroldo funcionou perfeitamente … ainda estou me adaptando ao desenvolvimento no ScriptCase … já programo em Delphi e PHP … mas fico meio confuso na hora de utilizar o ScriptCase … valeu mesmo pela ajuda.