Campo Ajax - Texto auto-complete

Saudações a todos!

Existe alguma forma de disponibilizar os resultados do lookup do campo Texto Auto-Complete (Ajax) como forma de “sugestão”, e não como uma “obrigação” (semelhante ao campo select)?

Gosto muito deste recurso, mas até hoje não consegui utilizá-lo na prática pelo seguinte motivo:

  • Se o usuário está preenchendo o campo e digita “Jo”, vamos supor que apareça as seguintes opções: “João”, “José” e “Josiel”…
    Caso ele selecione a opção “Josiel” e depois modifique o campo para “Joziel”, a inserção/atualização não será realizada e normalmente o usuário não entenderá o motivo disso!

Eu gostaria que os resultados do lookup servissem apenas como Sugestão de preenchimento, mas o valor gravado no BD fosse um “texto livre”… será que tem como?

Agradeço antecipadamente.

Att.
Robson

Este é um topico que está sendo discutido no link http://www.netmake.com.br/forum/index.php?topic=1431.0

Eu gostaria de aproveitar e ver se tinha algum jeito de, se o campo autocomplet (ajax) for label, eu conseguiria capturar o valor, e se caso o usuario não quisesse esse valor, tivesse como deleta-lo (como se fosse o campo SELECT, na opção SELECIONE UM ITEM…) ou algo desse tipo. Ou seja, se o usuario capturar um texto, o mesmo so consegue ser deletado (vazio) se o campo estiver aberto.