Busca CEP - Como customizar?

Olá pessoal,
Eu acho essa aplicação de busca de CEP péssima. Estou fazendo uma aplicação que vai para o público leigo em geral. Fiz uns testes com algumas pessoas e elas conseguiam para localizar um CEP.

Basicamente ele é assim:

• UF: ok. O povão costuma entender.

• Localidade: Ruim. Qualquer diferença de digitação não retorna nenhum resultado.

• Tipo: Na minha opinião tb não deveria ter.

• Logradouro: O pior de todos. Procurem a rua Ática em São Paulo, por ex. Se vc escrever ‘atica’ ou ‘ática’ ele não vai achar. Vc precisa escrever com acento E letra maiúscula para ele localizar.

• Opções> Que contenha, Exatamente, Começando por, Terminado em: Muito complexo para usuários leigos.

Enfim, alguém conhece uma forma de customizar essa busca de CEP, ou uma forma de acessar direto a base de CEPs do Scriptcase sem passar por essa aplicação?

abs

Cansei de enviar sugestões e modelos de buscas eficientes de CEP, a NM sem fez ouvido e mercador.

Grespon,

Não utilizo da forma como você está apresentando… eu simplesmente crio o campo tipo CEP e ao digitá-lo ele automaticamente me traz os dados seguintes (logradouro, bairro, município e UF), devidamente relacionados na configuração do campo tipo CEP. Comigo ele tem sido bastante eficiente - embora que reconheço que existem algumas falhas e imprecisões, mas no geral (90%) funciona bem.

Apesar disso, se o seu sistema requer um certo nível de especificidade com relação a esse item, sugiro que você compre o serviço da ECT, monte suas tabelas e faça o relacionamento de acordo com suas necessidades.

Forte abraço.

Oi Jovito,
A parte de digitar o CEP funciona muito bem. O que eu não gosto é o contrário: Buscar o CEP a partir do endereço. (Aquele botão ‘CEP’)

Eu não sei quanto custa a base de CEP dos correios, mas a questão é que já pagamos pelo Scriptcase.

Abs.

Como foi resolvido esse caso? É possível utilizar apenas o preenchimento automático sem aparecer o Butão CEP ?

Tenho utilizado esta função com sucesso. Ela utiliza um webservice (aparentemente gratuíto). Implemente na sua biblioteca e seja feliz (abaixo da função segue modelo de uso com AJAX no campo CEP).

/*

//
// Exemplo de uso da função
//
$resultado_busca = busca_cep({cliente_cep});
switch($resultado_busca[‘resultado’]){
case ‘2’:
// Cidade com logradouro único
{cliente_cidade} = $resultado_busca[‘cidade’];
{cliente_uf} = $resultado_busca[‘uf’];
break;
case ‘1’:
{cliente_tipo_logradouro} = $resultado_busca[‘tipo_logradouro’];
{cliente_logradouro} = $resultado_busca[‘logradouro’];
{cliente_bairro} = $resultado_busca[‘bairro’];
{cliente_cidade} = $resultado_busca[‘cidade’];
{cliente_uf} = $resultado_busca[‘uf’];
break;
default:
$msg = “CEP “.{cliente_cep}.” não encontrado”;
sc_ajax_message($msg, “Busca de CEP”);
break;
}

No formulário acesse: Javascript, em seguida escolha o objeto Form e o evento OnLoad.

Clique em: Editar. Adicione a linha abaixo:

$("#cep_cep").css(“display”,“none”);

Em seguida clique em: Atualizar

Eu importei a base de CEP DO sc para o banco de dados, funciona bem e rápido.