Bug no ambiente (IDE) do SC 9.13.002 (13)

Ambiente perdendo a referência da versão do projeto ao longo do trabalho, e depois perdendo inclusive qual projeto está sendo editado, fazendo com que quase todos os menus e botões da barra de ferramentas fiquem inacessíveis.

O bug da “IDE cansada” é muito antigo no SC e segue até hoje sem solução. Uso o SC desde a v4 e este bug já existia, no qual a IDE começa a sobrepor abas de aplicações e se perde nas aplicações que estão abertas. Agora piorou, pois a IDE perde a referência de qual projeto está aberto.

Segue um vídeo (não listado) mostrando o que acontece.
No primeira parte do vídeo dá pra ver a versão do projeto sendo perdida (some da tela).
Em 1 minuto e 49 segundos dá pra ver quando o projeto é perdido, e daí em diante os menus e botões da barra de ferramentas ficam inacessíveis. Neste ponto só é possível salvar qualquer informação se uma opção diferente no menu lateral for clicado, para que o SC pergunte se deseja salvar.

https://youtu.be/YiLCKASYA3Q

1 Curtida

estou com o mesmo problema…

@yuri_esteves @HenriqueB @Danilo_Lima conseguem dar uma luz aqui?

Alô netmake!
@yuri_esteves @HenriqueB @Danilo_Lima

Já se passaram 5 meses e este bug bem chato ainda não foi resolvido!!!
Poderiam usar a IA do SC pra corrigir esses bugs que ficam sem solução.

Pelo que entendi a versão deixa de ser exibida apenas, não afetando o uso da ferramenta.

Afeta sim, por vezes os menus e botões da barra de ferramentas do SC ficam inacessíveis. Vc só consegue salvar um evento se clicar em alguma outra opção do menu da esquerda, pro SC te perguntar se quer salvar, pq nem o botão de salvar, nem os menus, ficam clicáveis.
Outro detalhe está em gerar fontes, que no final, se clicar no botão de publicar da própria tela de geração, nada acontece na primeira vez que clica. Se clicar novamente aí sim ele vai pra tela de publicação.

Esse bug também ocorre aqui, com certa frequência ao abrir vários arquivos de uma vez só

Quando os botões do menu ficam desabilitados, acontecendo comigo mesmo, percebi que ocorrer por perca de sessão, as vezes por conexão de internet ruim, as vezes por ter muitas abas de app abertas ou quando se está há muito tempo trabalhando na IDE.

Hoje mesmo aconteceu aqui comigo, com apenas 3 aplicações abertas numa seção aberta imediatamente antes. É totalmente aleatório. Acabei ficando tão chateado que nem parei pra gravar novamente, já vim direto nesta postagem, reativar o tópico e ver se alguém da NM responde.

Não tenho certeza absoluta, mas na época do vídeo, meu SC era local, com instalação manual em mysql, nvme, xeon 2680 e 32GB de ram, nginx voando baixo. Passei pra uma vps recentemente.

Do começo de 2026 pra cá tenho percebido uma ausência da NM no forum. Tava até bom ano passado, com o pessoal interagindo nos bugs e trazendo algumas soluções. Agora parou novamente.

1 Curtida

Entendo e me solidarizo.

Realmente acredito que haja perda de sessão depois de um tempo de uso, ou quando a IDE sobrecarrega a memória da máquina a qual a IDE está instalada.

È importante o fornecedor ter consciência do problema.

Enviou email para bugs@ ou suporte@ do fornecedor? Obteve alguma resposta?

Caros,

O problema da perda de referência da versão do projeto ao acessar eventos das aplicações foi corrigido e liberado na versão 9.13.017, que já encontra-se disponível para download/atualização.

Outro problema que foi mencionado foi o não redirecionamento de primeira para a opção desejada (nesse caso foi o do botão de publicação após gerar o fonte). Este problema também foi corrigido e liberado nessa versão 9.13.017.

Já sobre o problema dos botões de acesso rápido ficarem desabilitados, ainda continua com a equipe responsável para tratar da correção e posteriormente liberação. Assim que ocorrer isso, estaremos dando um feedback através deste tópico.

Nossos cumprimentos!