Bug ao importar arquivo,

Ao tentar importar um arquivo no campo com o tipo imagem (nome do arquivo) que tenha em seu nome caracteres especias, exemplo “Ç” , ao tentar enviar o formulario a aplicação retorna um erro de (falha no Upload)
minha aplicação roda em um servidor windows, mas o encode da aplicação é ISO8859-1

Fiz um teste e o bug só ocorre com aplicação do tipo ISO8859-1 se eu coloco ela com utf8 o arquivo
é upado normalmente.

Se o servidor onde está a aplicação for Linux, é isso mesmo. Vai dar problema. Eu sempre uso uma função para mudar os caracteres especiais do nome do arquivo, pra poder fazer o upload.

1 Curtida

Bom dia Kleyber, minha aplicação roda em um servidor windows, mas o encode da aplicação é iso 8859-1,

Bem, nunca testei em servidor Windows, mas fica a dúvida: o encode do banco também é o mesmo?

sim o encode do banco também é o mesmo, mas mesmo em uma aplicação de controle sem salvar o arquivo no banco ocorre o erro, mas com utf8 faz o upload normalmente.

Então por que não usar o UTF-8 tanto no servidor quanto na aplicação? Há alguma restrição quanto a essa mudança?

sim pois e um projeto legado e ele está todo com iso8859-1, se eu mudar o encode ocorre erro na hora de apresentar os dados que vem do banco.

Nesse caso, basta ativar a flag de conversão do charset para UTF8 pelo banco de dados, em projeto->propriedades. Evitará problemas com charset.

1 Curtida

Boa tarde Rafael Herculano, fiz essa alteração e
resolvel, muito obrigado…

O unico problema dessa solução é que outras aplicações que estava funcionada teve erro de encode.

No caso essa solução coloca todas as aplicações para utf8?

tem com fazer esse procedimento de altera a charset na chamada do banco para uma apliação apenas?