BUG:: 9.4.003 : Campo Formulário Mult Registros com Disabled

Essa opção Disabled no campo ou o uso da macro sc_field_disabled, limpa o valor do campo do ultima registro da grid ao salvar.

Esse problema é muito mais sério do que parece, envolve tanto a macro como a opção no campo e em todos os tipos de forumulário.

Não deixa o campo receber valor de outro evento e limpa o campo sem que tenhamos mandado que faça isso.

1 Curtida

Aconteceu isso comigo tb, numa aplicação de diário de classe os últimos nomes de alunos (que nao podem ser alterados) estavam sendo limpado equivocadamente, tive que criar um botão de sincronizar o nome pq achei que eu estava errado.

@InfinitusWeb

Este bug foi reportado para eles? Deram algum retorno…?

Sempre reporto.
Não houve retorno ainda.

Eu também havia reportado, também sem retorno como outros…

Eu já havia identificado isso há muito tempo inclusive Se não me engano já havia reportado esse problema aqui no fórum mas ninguém disse nada. Mostrei o pessoal do scriptcase e me vieram com uma desculpa esfarrapada E que esse tipo de Campo não é enviado no na postagem.

Coloque aqui por favor o link desta postagem, pois irei enviar novamente outro e-mail com este problema já diagnosticado antes…

Infelizmente acho que isso ficou no antigo forum.
Mas na época eu já havia relatado que o problema nao acontece apenas nessa situacao que o Haroldo informou.
Acontece em qualquer formulario cujo campo esteja marcado como disabled.
O SC simplesmente apaga o conteudo de qualquer campo assim, seja atraves do menu de configuracoes, seja atraves da macro.
Na epoca me disseram que campos marcados como disabled nao sao enviados na postagem. Ora, se nao sao enviados, nao deveriam ser apagados.
Enfim, como ninguem se manifestou na época, eu tive que me conformar, e achar que era assim mesmo.
Mas to vendo que nao é.

Isso foi enviado em 22/02/2019

Prezados

Sou usuario do sc 9.3 e tenho observado comportamento estranho em campos do tipo DATA e VALOR quando eles ficam desabilitados ou marcados como readonly.

Percebi que isso aconteceu num CONTROLE, mas tambem pode acontecer num FORM.

Criem um controle com 3 campos :

data_original (deixem o campo como readonly, ou label)

valor_original (deixem como readonly ou label)

data_final (Esse aqui pode habilitar normal)

No evento onLoad, carreguem os valores dos campos a partir de uma tabela qualquer

sc_lookup(ds,“select data,valor from tabela”);

{data_original}={ds[0][0]};

{valor_original}={ds[0][1]};

Inicialmente a data_original e valor_original estao com os valores corretos.

No evento on validate, provoquem uma mensagem de erro

sc_error_message(“ERRO”);

sc_error_exit();

Neste momento, a data original tem seu valor mudado para um valor maluco.

O campo valor_original tambem tem seu conteudo modificado, como se multiplicasse por 100

Por gentileza resolvam isso

Tire um print deste e-mail que enviou e poste aqui…

Caso eu não esteja errado, essa opção (da interface) retira o campo do SQL de inserção/atualização.

Creio que usando a macro sc_field_readyonly , o campo estará disponível no SQL de inserção/atualização

sc_field_disabled ou marcar o campo como disabled não deve afetar seu conteúdo. É apenas um atributo do input, ou seja se movermos um valor para esse campo estando como disabled o campo deve receber o valor e o salvamento deve acatar esse novo valor.

Aí já seria uma questão da funcionalidade desta opção.
O qual não está bem explicada no manual e não possui uma definição concreta.
Porém, pelo que dar-se a entender é que
Campo Label: Campo apenas como leitura, o qual está disponível para inserção/atualização
Campo Disabled: Campo desabilitado(removido) do evento “inserção” e/ou “atualização”

Funcionava como deveria funcionar, de umas releases para cá passou a apresentar defeitos.

Além de não se conseguir aplicar em alguns tipos de campo.

1 Curtida