Botão PHP ou Ajax no formulário de Filtro

Boa tarde a todos.
Criei uma aplicação do tipo “Filtro” e liguei a mesma com um form que já traz os valores de acordo com o filtro escolhido.
Até aí, tranquilo.
Agora gostaria de colocar um botão na aplicação de filtro para executar um método PHP. Olhei na aplicação e ela não permite criar botões.
Só aparecem os botões que a aplicação de filtro já tem, como o botão de executar a pesquisa e o de limpar os critérios do filtro.
Pensei em fazer um gambiarra, criando um botão através da opção de help de um dos meus campos de pesquisa. Ele até mostra o botão, mas não deu muito certo.
Alguém já passou por isso?

Vc quer criar esse botão pra fazer o que?
[]s

Quero que esse botão execute um método PHP para fazer um update na base.
Eu tenho o método pronto, porém não acho uma forma de executá-lo.

Não pode ser nos eventos do filtro?
[]s

Pior que não dá.
O meu filtro tem 4 campos tipo select inter-relaciionados. Eu posso preencher esses 4 campos ou apenas alguns deles para executar a pesquisa. Quando o usuário pressiona o botão de “Pesquisa dinâmica” é chamada uma tela no frame abaixo da pesquisa, onde mostra os resultados.

Mas o usuário tem a possibilidade também de informar esses 4 campos e executar uma operação na tabela. Essa operação vai afetar os registros que serão trazidos depois, quando ele executar a pesquisa dinâmica. Essa operação poderia ficar em outra tela, mas da forma como foi definido, foi desenhado para ter um botão para executar esse procedimento já na tela de pesquisa.

Por enquanto eu coloquei um botão ajax na tela onde mostra os resultados da pesquisa. Por ser um formulário grid view, ele habilita os botões, então eu consegui criar um botão ajax para executar o procedimento, sem problemas.
Só que, como as informações dos campos que são usadas pelo procedimento ficam no formulário de filtro, eu passei esses valores para a tela de resultados através de variáveis globais, que eu estou alimentando no evento OnValidate do formulário de filtro, o que não é o ideal.

A aplicação de filtro é muito boa, funciona muito bem. O problema é essa escassez de recursos.
Não tem, por exemplo, eventos Ajax. Se tivesse, eu poderia alimentar as variáveis globais no onChange dos meus campos select.

Eu tinha colocado esse código no help de um dos campos do filtro:

Atualizar Local

Isso fez aparecer um botão ao lado do campo do filtro.
Só que na aplicação de filtro também não dá pra escrever métodos javascript. Só procedimentos PHP.
Daí eu tentei criar a minha função Javascript no evento OnApplicationInit, mas não deu muito certo.

Você sabe uma forma de incluir um código javascript em uma aplicação de filtro?

Infelizmente não.
Não sei como te ajudar :(((

faça um aplicação do tipo controle, vai ser melhor