Botão Colunas apresenta o nome dos campos com erro de acentuação SC 8.1

Minha aplicação de consulta está utilizando o padrão iso-8859-1, e apresenta os nomes dos campos corretamente com os respectivos acentos, porém quando uso o botão COLUNAS da consulta, o nome dos campos aparecem com erros de acentuação, alguém está com esse tipo de problema. Uso o SC no ambiente windows. Esse problema ocorre na versão 8.1 migrei recentemente para essa versão, na versão 5 o nome das colunas é apresentado corretamento sem erro de acentuação.

Já fiz de tudo e não os nomes das colunas sempre aparecem com problema de acentuação.

Se alguém está com problema semelhante e encontrou uma solução favor postar.

Olá Cristophe,

Reveja 3 coisas:

1 - O charset da tua aplicação;
2 - O charset do teu banco de dados;
3 - (Se estiver em produção) O charset da configuração de conexão do banco de dados

Está tudo ISO, acho que o problema está em relação ao banco de dados do SC, quando é montado o painel onde você seleciona as colunas ele está com codificação UTF-8, e não tem como modificar isso. Gostaria muito da ajuda do pessoal da NM, não tenho contrato de suporte, isso para meu entendimento é um BUG. Quando trabalhamos com o padrão ISO é um problema sério a partir da versão 6 do SC. Espero que alguém da Netmake esteja vendo esse tópico e tenha o bom senso de verificar.

Não entendi esta parte: “quando é montado o painel onde você seleciona as colunas ele está com codificação UTF-8, e não tem como modificar isso.”. Tens algum print dessa tela pra entendermos melhor isto? Pois até onde eu sei nós temos controle total sobre o charset de nossas aplicações.

Se você tem um aplicação de consulta no formato ISO verifique no botão COLUNAS o que ocorre. No meu caso todos os nomes de campos que possuem acentuação aparecem com erro de formatação. todas as informações da página aparecem perfeitamente, nome dos campos na grid, no filtro, mas quando eu clico em COLUNAS o nome dos campos que possuem acento, aparecem com problemas, caracteres estranhos.

Embora eu esteja classificado como novato no forum devido a minha pouca participação, uso o SC desde a versão II. tenho mais de mil aplicações rodando. O que verifico é que sempre que há uma atualização de versão ganhamos grátis um monte de problemas, eu nunca mudo de versão logo quando ela é lançada devido a esse tipo de problema. Migrei meu site da versão 5.1 para a versão 8.1 e estou enfrentando um monte de problemas, a conversão não é 100%.

Link com a imagem do erro.

http://tubarao.portalunitrac.com/erros/sc_erro_botao_colunas.png

Cristophe,

Eu não me referi a essa tela que mostraste e sim onde você vê que as colunas foram definidas com charset UTF-8…

Abrindo o código gerado pelo SC.

Bem, se o código gerado pelo SC consta UTF-8, então isto foi configurado em algum lugar e que talvez você não tenha visto, pois eu não tenho mais de mil aplicações como você, mas em todas elas eu tenho total controle sobre o charset e não tenho este problema. Toda vez que aconteceu isso eu tive como resolver, executando os passos que passei no meu primeiro post.

De qualquer forma, fique à vontade para enviar email com o problema para bugs@scriptcase.com.br que eles lá devem resolver isto pra você.

Kleyber, qual charset é usado nas suas aplicações ? UTF-8 , eu uso o banco de dados SQL Server 2008, na configuração da conexão não tem como definir o CHARSET, note que os dados na consulta aparecem sem problemas. Esse problema de acentuação é crônico no SC, se você abrir o help vai encontrar esse tipo de problema nos textos. Vou reporta isso para o endereço que você me passou. Obrigado pela atenção.

Sim, uso UTF-8.

Quando tudo é UTF8 não existe problema !!!