Uma dificuldade que eu e alguns devem ter quando trabalham em mais de um projeto é parar uma tarefa em um aplicativo, e depois de alguns dias voltar neste mesmo para continuar onde parou, e levar algum tempo para descobrir realmente onde parou.
Eu uso bloco de notas para fazer estes lembretes e pendências, porém quando mudo de maquina ou acontece de perder esse arquivo é realmente chato.
Minha sugestão é implementar no banco de dados de informações do projeto uma tabela com os campos de nome do aplicativo, data da última gravação do aplicativo, texto para o desenvolvedor digitar o histórico e data de gravação deste histórico.
Seriam os campos :
Nome do Aplicativo
Última Gravação ( data e hora )
Histórico ( texto )
Gravação ou alteração do histórico ( data e hora )
Em cada aplicativo aberto em desenvolvimento, em configurações por exemplo, um botão para acesso a este registro possibilitando o usuário a digitar no campo Histórico ( texto ) os detalhes e pendências em relação ao aplicativo. Evidente que o resto dos campos vem preenchidos automaticamente e sem acesso ao usuário.
Na lista de aplicativos, aquela q aparece quando clica em “Home”, mais uma coluna com um botão para acesso a este mesma tabela, se possível antes de clicar passar o ponteiro do mouse sobre ele e aparecer um “balão” com o histórico digitado.
A data da gravação do histórico é importante para que o usuário perceba e compare com a última data da compilação ou gravação do aplicativo, orientando o desenvolvedor que o histórico pode estar obsoleto, ou seja, o histórico pode ser eliminado se a pendência anotada neste já estiver pronta. Para isso, cada vez que aplicativo é alterado e gravado e existir um registro de histórico nessa tabela, o scriptcase deve atualizar esse campo de data de gravação do aplicativo.
Isso é realmente útil pra mim, não sei quanto a maioria dos desenvolvedores.